19 de nov. de 2013

Na pele dos especialistas

A pele é um dos órgãos com que precisamos tomar mais cuidados. Além de ser nosso cartão de visita, ela fica diretamente exposta à radiação do sol, ao calor, ao vento. 

Por isso é tão grande a busca por tratamentos estéticos e de rejuvenescimento para a pele – da cabeça aos pés. Clarear, eliminar sardas, diminuir rugas e marcas de expressão, esticar, levantar, esfoliar... 

O que diriam os especialistas em dermatologia sobre o que é essencial para cuidar da pele? 

E se a pele fosse a deles próprios? 

Escolhemos os dermatologistas mais queridinhos das estrelas para saber como eles cuidam de seu maior órgão – e que dicas oferecem aos leitores.


Otávio Macedo: "Não gaste dinheiro com cosméticos caros. Prefira fórmulas manipuladas na medida para você" Idade: 54 anos “bem vividos”
Usa somente produtos manipulados e diz que tem um truque especial para manter a pele bonita: bom humor. Além disso, pratica atividade física cinco vezes por semana (pilates, musculação com personal trainer e caminhadas) e segue uma alimentação balanceada supervisionada por nutricionista. 
Entre os seus clientes, estão Marília Gabriela, a atriz Gabriela Duarte, as apresentadoras Claudete Troiano e Renata Fan e os empresários Márcio e Fanny Goldfarb.

Cuidados diários: “Faço higiene facial com espuma de limpeza à base de chá-verde – um potente anti-oxidante –, de manhã e à noite. Também pela manhã, após fazer a barba, passo um serum lifting matificante [produto que reduz o brilho provocado pela oleosidade da pele] com fatores de crescimento, vitaminas C e E, nanosferas de retinol e fator de proteção solar 30. À noite, alterno o uso de ácido retinóico, tazaroteno e adapaleno (todos da família dos retinóides) em gel especial matificante.” 

 O que já fez: Submete-se a tratamento com Thermacool a cada 6 meses, algumas sessões de Fraxel e botox (só entre as sobrancelhas) e Foto-modulação com leds (Gentle-waves), sempre. 
Dicas do especialista:
- Dois segredos que fazem toda diferença: filtro solar durante o dia e ácido retinóico à noite– a vida toda! 
- Atualmente, você só vai precisar de cirurgia plástica muito mais tarde, uma vez que os novos tratamentos cosmiátricos minimamente invasivos nos deixam com aparência mais jovem por mais tempo; 
- Não gaste seu dinheiro com cosméticos caros. Fórmulas manipuladas por seu dermatologista são exclusivas para você. Invista em tratamentos com laser fracionado, rádio-freqüência e leds.

Ligia Kogos: "Quem cuida da pele constantemente tem mais benefícios do que quem resolve fazer todos os tratamentos de uma hora para a outra"
Idade: Ligia é absolutamente contra dizer quantos anos tem. “Um dos primeiros passos para o rejuvenescimento é não revelar a idade”, justifica.
Ao contrário do que muitos especialistas indicam, a dermatologista lava o rosto com água quente pela manhã. Segundo ela, faz desinchar, facilita a penetração dos cremes e tira a palidez matinal. 

Ela também indica loções com álcool (hidroacoólicas), que limpam em profundidade e são boas para tirar tanto a poluição quanto a maquiagem. É dona de uma linha completa de cosméticos e de uma clínica procurada por estrelas como Hebe Camargo, Ana Hickman, Wanessa Camargo, Walter Feldman, o jogador Kaka, a rainha Sílva da Suécia e o empresário João Dória Júnior.
Cuidados diários: "Logo que acordo, já lavo o rosto com água quente e sabonete líquido. Passo loção adstringente com ácido salicílico e hidratante com FPS 12, mais hormônio estradiol e liftline, que promove o 'efeito Cinderela'. 

Esse efeito dá um ar de descansado mesmo que se tenha dormido pouco. Passo maquiagem logo de manhã e permaneço com ela até o fim do dia. Antes de dormir, tiro com óleo demaquilante formulado, lavo com sabonete líquido, passo adstringente e alterno dois tipos de serum: um feito de vitamina C e hidroxyprolisilane e outro com ácido glicólico e estradiol. Uma vez por mês eu passo ácido retinóico."

O que já fez: Aplicação de toxina botulínica, preenchimento, preenchimento dos lábios, terapia fotodinâmica com ácido ALA, biofotomodulação, peeling de ácido retinóico, Quantum (laser), Accent, depilação a laser e intradermoterapia

Dicas da especialista: - Para quem chega muito cansado em casa e tem pouco tempo pra descansar, ou compromisso em seguida, indico borrifar essência de eucalipto nas paredes do box do banheiro e tomar banho bem quente. Você tem uma sensação de sauna expressa e relaxamento, além de desentupir as vias aéreas; - Não importa a idade, é sempre bom usar alguma substância com pH ácido, além do hidratante. Procure produtos com vitamina C, ácido glicólico ou peça ao seu dermatologista uma receita de ácido retinóico, para passar uma noite por mês. Essas substâncias revitalizam e pele e a deixam mais viçosa; - O mais importante para se ter uma pele bonita é o cuidado simples e constante: passar diariamente hidratante com filtro solar e um produto com pH ácido. 

A pessoa que cuida constantemente tem mais benefícios do que aquela que, de uma hora para outra, resolve fazer uma série de tratamentos. É só perder três minutos pela manhã e três à noite.

Ana Lúcia Recio: "Bons hábitos refletem positivamente no futuro" Idade: 48 anos
Como Ana Lúcia é morena e não toma sol, se não passar maquiagem, fica com aspecto um pouco abatido. Por isso, usa filtro solar com cor, blush e batom cor de boca ou levemente colorido. É a queridinha das atrizes Xuxa Lopes e Bia Seidl.

Cuidados diários: “Lavo o rosto pela manhã com sabonete específico. Aplico vitamina C e filtro solar com cor. Lavo novamente à noite e alterno um creme rejuvenescedor com um hidratante com agentes clareadores e antioxidantes. Diariamente, tomo um complexo vitamínico.”

O que já fez: “Ainda não fiz nenhum tratamento ou cirurgia e não pretendo fazer. Não posso prever, mas cuido da pele para evitar uma cirurgia no futuro. Procuro fazer uma dieta balanceada e exercícios físicos seis vezes por semana. Acho que fiquei viciada no bem-estar que eles oferecem. Quero envelhecer de modo saudável e bons hábitos ao longo da vida refletem positivamente no futuro.”

Dicas da especialista: - Tenha uma rotina diária: limpe, hidrate e proteja-se do sol. Isso fará uma grande diferença para a saúde de sua pele ao longo dos anos.

Nicholas Perricone Idade: 59 anos
Famoso dermatologista americano, Perricone acredita que a alimentação é a melhor forma de proteger a pele e mantê-la saudável. 

Ele descobriu o DMAE (dimetilaminoetanol – que tonifica a pele e evita a flacidez) e é autor de quatro bestsellers: A Dieta Perricone, A Promessa Perricone, O Guia Perricone para Ter a Pele Mais Jovem e O Fim da Rugas. Estrelas de Hollywood como Cameron Diaz, Jennifer Lopez, Julia Roberts e Sharon Stone são alguns de seus clientes fidelíssimos.

Cuidados diários: “No meu dia-a-dia, preocupo-me em me alimentar bem desde a hora em que acordo, e mesmo quando como na rua, procuro seguir minha dieta balanceada. Uso cosméticos apropriados para o cuidado da pele e nunca saio de casa sem um filtro solar. Também faço exercício físico todos os dias e nunca durmo com a pele suja da poluição do dia-a-dia.”
O que já fez: Nenhum tratamento na área estética.

Dicas do especialista: - Sempre seguir a teoria dos três benefícios, que explico em meus livros: 
1. Ter uma dieta balanceada antiinflamatória; 
2. Consumir suplementos, pois, infelizmente nem tudo podemos tirar dos alimentos; 
3. Usar produtos cosméticos eficazes.- Quando for fazer o prato, escolha uma proteína e bons carboidratos (com baixo índice glicêmico), beba muita água, faça exercícios físicos (sem exagerar no esforço) e tenha muito cuidado com o sol, até em dias nublados; - Não se esqueça de dormir pelo menos 8 horas por noite. A sua pele é o reflexo do tipo de vida que você leva.

Adriana Vilarinho : "A cada 15 dias, esfolio o corpo todo com açúcar cristal e óleo de amêndoas" Idade: 39 anos
Nunca se submeteu a uma cirurgia, mas está sempre experimentando as novidades de sua clínica. Aliás, serve de cobaia para todas as novas tecnologias antes de oferecê-las aos clientes. Adriana confessa um segredinho bem caseiro: uma vez a cada 15 dias, esfolia o corpo todo com açúcar cristal e óleo de amêndoas. 
Beldades como Naomi Campbell, Adriane Galisteu, Daniella Cicarelli e as angels brasileiras da Victoria's Secret exibem os bons resultados dos tratamentos e cosméticos indicados pela especialista.

Cuidados diários: “Lavo o rosto de duas a três vezes ao dia. Sempre tonifico a pele, passo hidratante com filtro solar pela manhã, cosméticos especiais para o contorno dos olhos, cremes clareadores e nutritvos à noite e sempre faço laser Fraxel e Thermacool.”
O que já fez: Peelings, laser (Fraxel e Thermacool), preenchimento, drenagem uma ou duas vezes por semana, Velashape e depilação a laser.

Dicas da especialista: - Lave sempre o rosto pela manhã e à noite, além de usar bons produtos com filtro solar;- O Velashape, para celulite, dá ótimos resultados. A depilação a laser é sempre um ótimo investimento.

Denise Steiner Idade: 53 anos
Denise não tem nenhum truque, apenas leva um creme na bolsa e o passa antes da maquiagem.

Cuidados diários: “Faço ginástica às 6h15 da manhã. Quando acordo, lavo o rosto e passo um creme antioxidante (com vitaminas, coffeberry, entre outros) ou com ácido retinóico. Depois da malhação, tomo banho e retiro os mesmos. Passo, então, um filtro solar com hidratante e, à noite, uso alternadamente ácido, antioxidante e tensor.”

O que já fez: Aplicação de toxina botulínica, radiofreqüência e luz pulsada

Dicas da especialista: - Passar creme antes da maquiagem ajuda a manter a pele mais jovem, assim como usar diariamente o filtro solar.


Nuno Osório : "Uso hidrante com filtro solar durante o dia" Idade: 46 anos
Nuno é econômico no uso de cosméticos e outros produtos para a pele. Ele só usa o bom e velho filtro solar.

Cuidados diários: “Pela manhã, lavo o rosto e passo hidratante com filtro solar. À noite, uso hidratante sem filtro.”
O que já fez: Peelings e aplicações de toxina botulínica Dicas do especialista: - Beber com moderação, dormir adequadamente e evitar a exposição solar.

Glossário 
Accent: para celulite e gordura localizada. Um aparelho emite ondas de radiofreqüência que geram calor e quebram as células de gordura
.
Botox: é uma das apresentações da toxina botulínica, que ocasiona a paralisação temporária dos músculos, maquiando rugas e marcas de expressão.

DMAE: sigla para Dimetilaminoetanol, que aumenta o tônus muscular e promove a firmeza da pele.

Fraxel: tratamento a laser para renovação superficial e profunda da pele, com a formação de uma nova camada de colágeno e cicatrização rápida.

Peeling: podem ser químicos ou físicos, com aplicação de substâncias para esfoliação ou de aparelhos de atrito, respectivamente. A finalidade é amenizar manchas, superfícies ásperas, rugas e cicatrizes superficiais.

Quantum: aparelho de luz pulsada que estimula a derme e aumenta a produção de colágeno. Também retira manchas e pequenos vasos sanguíneos.

Terapia Fotodinâmica: usado para o tratamento de tumores de pele, acne e rejuvenescimento. Há dois agentes – um creme fotossensibilizador e uma luz vermelha, específica para ativar o creme fotossensível que foi aplicado sobre a pele doente.

Thermacool: aparelho de radiofreqüência monopolar que reduz as marcas de envelhecimento.

VelaShape: massagem mecânica que reduz celulite, flacidez, gordura localizada e dá novos contornos ao corpo.
Laura Lopes - Época

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...