7 de ago. de 2014

Assertividade

Tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal aprender a dizer não é tão importante quanto saber dizer sim e essa habilidade evita que ocorram desencontros, conflitos e dissabores nos mais variados níveis de relacionamentos.

Muito provavelmente o significado da palavra "assertivo" é desconhecido da maioria das pessoas. Porém, no dia a dia, o excesso ou falta dessa qualidade tem influenciado diretamente os mais variados tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. De forma simplificada, uma pessoa é assertiva quando diz "não"quando quer dizer "não" e diz "sim" quando quer dizer "sim", porém, por ter dificuldade em manter um comportamento assertivo, um grande número de pessoas se envolve em desencontros, conflitos e dissabor e sem seus relacionamentos.

A assertividade está intimamente ligada ao auto-conhecimento e é uma habilidade que pode ser desenvolvida.Aprender a dizer não é tão importante quanto saber dizer sim. Existem indícios que apontam a necessidade debusca de equilíbrio para ser assertivo e não é necessário ser nenhum especialista para identificar. Terdificuldade para dizer não, ficar quieto ou concordar com o outro numa situação polêmica para não arrumarconfusão, ter a sensação de que está "engolindo sapo" com freqüência ou sempre bater de frente com aspessoas para fazer prevalecer sua opinião ou vontade, são comportamentos que indicam a necessidade deassertividade.O desequilíbrio da assertividade pode refletir tanto na passividade quanto na agressividade, aspectos nocivosnas relações pessoais e profissionais. No trabalho, por exemplo, a importância dessa habilidade é bastante relevante. 

Para atender as demandas de um mercado competitivo e ágil, um profissional deve ter as características do comportamento assertivo, o qual constrói uma comunicação interna saudável dentro de uma empresa. Isso acontece porque as pessoas passam a encarar os problemas do cotidiano com naturalidade e nãotem dificuldades para resolvê-los. As informações fluem com transparência, na quantidade e na qualidadenecessárias.Na vida pessoal a assertividade traz bem-estar porque a pessoa sente que tem as rédeas da própria vida emsuas mãos. Ela está no controle e não sente a necessidade de ter a aprovação obrigatória de outras pessoas sobre seus atos. 

Com isso, a pessoa se torna mais autoconfiante e com sua auto-estima equilibrada. Em geral,a falta da assertividade é decorrente do medo da perda (do emprego, da segurança, do conforto, daestabilidade, etc)
Vera Martins

Cinco dicas para ser mais assertivo

A assertividade é a capacidade de agir de forma correta, sincera e pontual, ou seja, uma competência muito difícil de praticar diariamente, pois as pessoas confundem assertividade com agressividade. 

A atitude agressiva é também direta e pontual, mas impulsiva e sem levar em consideração seus efeitos no outro. Já a atitude assertiva tem como principal diferencial o entendimento do impacto que esta ação tem sobre o outro.

1. AUTO-CONHECIMENTO - o primeiro passo para agir de forma mais assertiva é ampliar o conhecimento sobre sua forma de lidar com as situações do dia-a-dia. Como você reage diante de uma situação-problema? 

2. SEJA PRÓ-ATIVO - agir com assertividade significa tomar uma posição a respeito das coisas que acontecem, não se omitir, opinar, realizar. 

3. SEJA HONESTO - é fundamental agir com honestidade para si mesmo. Há pessoas que dizem sim somente para agradar os outros e vivem frustradas. Seja franco com seus sentimentos, desejos e vontades. Apenas tome cuidado para não ser rude. 

4. SEJA DIRETO - não enrole, não deixe para depois, faça agora. Assertividade é ir direto ao ponto, de modo claro e objetivo. 

5. PENSE ANTES DE AGIR - o que diferencia a assertividade da agressividade é esta capacidade de pensar antes de agir. Para isso, o controle emocional é fundamental. Portanto, pense, analise e faça.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...