15 de nov. de 2007

A síndrome de burnout


A síndrome de burnout, identificada na década de 1970, caracteriza-se por uma tríade de dimensões (exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal) e é uma condição relacionada à organização do trabalho. Entretanto, não consta nas classificações psiquiátricas.

Freudenberger, em 1974, descreveu o burnout como um "incêndio interno" resultante da tensão produzida pela vida moderna, afetando negativamente a relação subjetiva com o trabalho. Segundo Maslach, o burnout é uma síndrome psicológica resultante de estressores interpessoais crônicos no trabalho e caracteriza-se por:


  • exaustão emocional,
  • despersonalização (ou ceticismo)
  • diminuição da realização pessoal (ou eficácia profissional).
A exaustão emocional (EE) caracteriza-se por fadiga intensa, falta de forças para enfrentar o dia de trabalho e sensação de estar sendo exigido além de seus limites emocionais.
A despersonalização (DE) caracteriza-se por distanciamento emocional e indiferença em relação ao trabalho ou aos usuários do serviço.
A diminuição da realização pessoal (RP) se expressa como falta de perspectivas para o futuro, frustração e sentimentos de incompetência e fracasso.
Também são comuns sintomas como insônia, ansiedade, dificuldade de concentração, alterações de apetite, irritabilidade e desânimo.
A síndrome de burnout é um constructo em investigação. Segundo Maslach, o burnout não é uma síndrome clínica, e sim um diagnóstico de situação de trabalho.
Será que os casos que preenchem os critérios para burnout, segundo a escala de Maslach, na clínica psiquiátrica seriam casos a mais de depressão?
Como estabelecer, então, a relação de tais casos com a organização do trabalho?
Um relato de caso não pode responder a perguntas que somente estudos prospectivos poderão, mas abre a discussão sobre a síndrome de burnout na clínica e nosologia psiquiátricas.
Isabela Vieira - Médica psiquiatra - (e outros pesquisadores)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...