20 de abr. de 2008

Celulite - O que causa e o que reduz

Toda mulher sabe que não é fácil acabar com a celulite. E também já ouvimos falar de todas as possíveis causas: genética, vida sedentária, falta de hidratação, dieta desregrada, retenção de líquido, alterações hormonais e (ufa!) excesso de peso.
Como se fosse pouco, agora os especialistas descobriram que os furinhos podem aparecer por causa de mais um agressor: a alergia alimentar.
O assunto é destaque nos atuais congressos de nutrição. “Nós temos observado que em muitas pacientes a depressão na pele está relacionada à alergia provocada por determinados itens colocados no prato”, afirma Denise Madi Carreiro, nutricionista funcional e autora dos livros Entendendo a Importância do Processo Alimentar e Alimentação – Problema e Solução para Doenças Crônicas.
Conclusão: você come direitinho, é fiel aos exercícios, bebe oito copos de água por dia, seus hormônios estão estáveis... Mas, ainda assim, pode sofrer com a celulite teimosa caso tenha alergia a algum tipo de comida.
Desvendar o vilão não é uma tarefa fácil. Por isso, numa primeira etapa, é importante que você peça ajuda de um nutricionista. Esse profissional tem a missão de investigar se a celulite é resultado de uma alergia provocada por itens de difícil digestão, por repetição ou pelas duas. De qualquer maneira, os principais vilões são os produtos ricos em proteína. “Difíceis de serem digeridos, esses alimentos podem ser interpretados como agressores pelo organismo, que se defende disparando uma série de reações. E alergia é uma delas”, explica Denise.
Daí para a frente é só complicação: a alergia inflama as células, que, impedidas de exercer bem suas funções, comprometem a circulação sanguínea, o sistema linfático e os tecidos que sustentam a pele. Resultado: o caminho fica livre para a gordura localizada nas camadas mais profundas subir e formar aquelas ondulações que a gente odeia, nas coxas e no bumbum.
O americano Nicholas Perricone, dermatologista preferido de estrelas hollywoodianas como Julia Roberts e Jennifer Aniston, defende que a inflamação provoca mais que furinhos na pele. Dificulta a renovação das células, estimulando o aparecimento de flacidez, excesso de peso e envelhecimento precoce.
Caso desconfie de um agressor alergênico, retire-o do cardápio por 30 dias. “Depois de um mês sem comer ou beber algo que provoca alergia, a celulite melhora bastante”, defende a nutricionista Denise.
Claro que, dependendo do grau, o problema demora mais para desaparecer. Se não notar nenhuma diferença no espelho, faça o mesmo teste com outro suspeito. Esse é o melhor jeito de você identificar o verdadeiro culpado.
Depois, volte a colocá-lo no cardápio em porções menores e com menos freqüência. “A cada quatro dias é o ideal”, orienta Patrícia. E cuidado com radicalismos.
Só corte para sempre um item do seu cardápio por orientação de um nutricionista. “Do contrário, seu organismo corre o risco de ficar carente de nutrientes, o que deixa suas células mais suscetíveis à ação dos radicais livres – substâncias que também disparam um processo inflamatório”, alerta a nutricionista.
Faça melhor: reforce suas defesas com os exterminados de furinhos. “Antiinflamatórios, esses alimentos ajudam a dar uma boa limpada no organismo, varrendo as toxinas, melhorando a circulação e outros problemas que agravam a celulite”, afirma Eliane Tagliari, nutricionista funcional de Curitiba. Inclusive a alergia.
Você tem certeza de que não tem alergia ao pãozinho com farinha de trigo? Mesmo assim, maneire nesse item e em todos os outros com alto índice glicêmico. Ou seja, doces e massas em geral. Eles também provocam inflamação e celulite. Por quê? Assim que caem no estômago, são transformados em glicose, aumentando a taxa de açúcar no sangue rapidamente, o que faz disparar a produção de insulina. Esse hormônio é responsável por transportar o açúcar circulante para dentro das células.
Mas, liberado depressa demais e em grande quantidade, tem efeito inflamatório, além de fazer o organismo estocar gordura. Daí para estabelecer o ciclo vicioso de mais inflamação é um pulo. “A gordura corporal estimula a produção de radicais livres, também considerados substâncias inflamatórias”, explica a nutricionista Patrícia Davidson Haiat.
Veja os inimigos do bumbum lisinho:
• Café, chá preto e mate em excesso
• Refrigerante• Doce e açúcar branco
• Biscoito recheado (rico em gordura trans, é altamente inflamatório!)
• Carne vermelha e embutidos (bacon, lingüiça, salame)
• Fritura e margarina com gordura trans
É triste. Qualquer alimento pode estar por trás dos furinhos teimosos. Mas os com maior potencial alergênico são aqueles com proteína de difícil digestão, como o glúten. Essa substância está presente em mais produtos do que a gente imagina. Só para citar alguns: pão, macarrão, bolo, biscoito, pizza, salgadinhos feitos com farinha de trigo, centeio ou cevada. Mas existem outros vilões da alergia.
Confira a lista completa:
Pães, massas e biscoitos com glúten
Leite e derivados
Soja
Frutos do mar (camarão, marisco)
Amendoim
Clara de ovo
Chocolate ao leite (por causa do leite e não do cacau)
Cerveja e chope (por causa da cevada)
Confira a lista dos alimentos que têm o poder de fortalecer células e tecidos. Consuma-os com freqüência e na porção certa
1. Azeite de oliva extravirgem
Tem propriedades antiinflamatórias, além de potencializar a ação dos antioxidantes das verduras. Se possível, varie o azeite com óleo de macadâmia ou de semente de uva. Você ainda pode misturar dois deles: azeite e óleo de semente de uva. Porção: 1 colher de sopa por dia.
2. Abacate
Rico em gordura do bem, reduz a inflamação das células.Porção: 1 colher de sopa por dia.
3. Castanhas A amêndoa, avelã e castanha-do-pará
São fontes de gordura boa e nutrientes antioxidantes como selênio, cobre, zinco e vitamina E, que protegem o colágeno e garantem a firmeza da pele. Porção: 2 unidades por dia (ou de 4 a 5 unidades de amêndoa ou avelã).
4. Chá verde
Contém substâncias antioxidantes (as catequinas), além de ação termogênica (acelera o metabolismo), o que facilita a queima dos estoques de gordura. Os estudos ainda mostram que o chá verde diminui o açúcar no sangue. Porção:de 3 a 5 xícaras de chá por dia (é importante que seja o chá natural, sem conservantes ou adoçantes).
5. Couve
Carrega nutrientes que favorecem a eliminação de toxinas do organismo, melhorando a circulação sanguínea e a linfática. Para preservar essas propriedades, ela deve ser refogada ou cozida rapidamente.Outras opções: brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, rúcula, rabanete. Porção: 1 xícara de chá por dia.
6. Frutas vermelhas
Têm uma boa quantidade de antocianinas – antioxidantes com poder antiinfl amatório. Elas ainda ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos. Opções: ameixa, amora, morango, açaí, acerola e goiaba vermelha. Porção: 1 xícara de chá por dia.
7. Leguminosas Feijão, lentilha e grão-de-bico
São ricos em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, o que favorece a eliminação de toxinas. Porção: 1 concha média por dia.
8. Peixes
O salmão é campeão em DMAE, substância fundamental para manter a pele firme. Além disso, é fonte de ômega 3, ácido graxo que combate os radicais livres e é antiinflamatório. Outros peixes também são bem-vindos. Porção: 2 filés (ou postas) por semana.
9. Quinua
Em grão, farinha ou flocos, esse cereal ajuda a reduzir o açúcar no sangue e, por isso, é um aliado no processo antiinflamatório. Também é uma fonte de proteína – nutriente importante para os músculos – superior a do trigo, do arroz e até da aveia. Porção: de 2 a 3 colheres de sopa por dia (como substituto do arroz, da batata ou de outro carboidrato).
10. Semente de linhaça
Tem ômega 3 e vários antioxidantes. Vale ressaltar a vitamina E, que contribui para a renovação celular e, por isso, combate a celulite e o envelhecimento precoce. Porção: 2 colheres de sopa por dia.
Eliane Contreras
Como este blog é sempre gentil com suas leitoras colocou para ilustrar este tema polêmico e que incomoda muito, somente famosas com celulite. A intenção é levantar o astral de quem tem seus furinhos e não pode "usar" photoshop, saber que mesmo elas , que ocupam as capas de jornais e revistas também não estão imunes.
VEJA TAMBÉM:

6 comentários:

Vivi disse...

nesses ultimos dias apareceu no jornal hoje, ba globo, que o chá mate e a cafeína não fazem mal nenhum a celulite, pelo contrário, até ajudam a trata-las. Mas, como tudo excesso realmente faz mal, fica aí a dica ;)

Unknown disse...

precisamos estar sempre nos atualizando,pois a cada dia são feitas novas descobertas, precisamos ficar atentos, para não passarmos informações erradas para nossos clientes!

sexo gratis disse...

Tem que malhar muito no rala e rola ajuda bastante.

Anônimo disse...

Verdade kkkkkkk rola rola garota

SANDUCKVILLAS disse...

SEM AMOR NINGUÉM VIVE!
ESTÁ COM QUEM VOCÊ AMA TRAZ A PAZ PARA A SUA VIDA.
ESTES LIVROS ESTÃO NOS MAIORES SITES CULTURAL DE 245 NAÇÕES DO MUNDO!
ESTES LIVROS SÃO REFERENCIA MUNDIAL EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO PLANETA!
ESTÁ DISPONIVEL PARA VOCE ! R$ 2.99 (preço simbólico)
Baixe este livro agora mesmo e tome posse de uma vida sentimental feliz! Este livro é um testemunho real e o que está escrito nele é verdadeiro. Disponível em vários idiomas.
http://www.saraiva.com.br/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande-7003798.html?PAC_ID=123827,
“ESTES SÁO DOIS OS MAIORES LIVROS DO MUNDO ACERCA DA DETERMINAÇÃO E DO AMOR”
DEIXE O DINHEIRO CIRCULAR LIVREMENTE EM SUA VIDA! PROSPERE!
QUANDO VOCE APRENDER A DETERMINAR A SUA VIDA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA!
A DETERMINAÇÃO FUNCIONA EM TODAS AS AREAS DE SUA VIDA.
A Determinação não conhece barreira, tempo ou hora para agir, é você quem decide.
BAIXE ESTE LIVRO AQUI E AGORA JÁ.
Preço Simbólico R$ 2.99 cada Exemplar e-book.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/

Joana disse...

Eu faço uma alimentação mais saudável e exercício regularmente e o aspeto da minha celulite tem melhorado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...