3 de fev. de 2016

Carnaval

Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências nas festas carnavalescas. É lamentável que na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos sagrados da vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com os títulos da civilização.

Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.

Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças da treva nos corações e às vezes toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.

É estranho que as administrações e elementos de governos colaborem para que se intensifique a longa serie de lastimáveis desvios de espíritos fracos, cujo caráter ainda aguarda o toque miraculoso da dor para aprender as grandes verdades da vida.

Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de necessidades e de fome, sobram às fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se acentue o olvido de obrigações sagradas por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos.

Ação meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos aos necessitados de um pão e de um carinho. Ao lado dos mascarados da pseudoalegria, passam os leprosos,os cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras.Por que protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem?

Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes objetivos de nossas despretensiosas opiniões, colaborando conosco, dentro de suas possibilidades, para que possamos reconstituir e reedificar os costumes para o bem de todas as almas.

É incontestável que a sociedade pode, com seu livre arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas,enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastigio e de sua grandeza,ela só poderá fornecer com isso um eloquente atestado de miséria moral.
Francisco Xavier/ Emmanuel

3 comentários:

عبده العمراوى disse...



شركة مكافحة النمل الابيض بالظهران
شركة تنظيف شقق بالظهران
شركة مكافحة الفئران والصراصير بالجبيل
شركة تنظيف موكيت وسجاد بالظهران

Mohit Verma (Stories Writer) disse...

Why is the security of a website important for a business?
According to Google, the security of a website is essential for a business. This means that if a website is not considered safe for users, then Google does not display it high in search results and this means that users may never find your business.


How to put music on WhatsApp status
Currently, any user can add music to their WhatsApp status. Besides writing text or putting images, songs can also be shared. Did you know about this function? To discover how to put music on WhatsApp status without having to download other applications or even with the help of another app.

https://www.mixxerly.com disse...

Many blogs provide commentary on a particular subject or topic, ranging from philosophy, religion, and arts to science, politics, and sports. Others function as more personal online diaries or online brand advertising of a particular individual or company. A typical blog combines text, digital images, and links to other blogs, web pages, and other media related to its topic. The ability of readers to leave publicly viewable comments, and interact with other commenters, is an important contribution to the popularity of many blogs. However, blog owners or authors often moderate and filter online comments to remove hate speech or other offensive content. Most blogs are primarily textual, although some focus on art (art blogs), photographs (photoblogs), videos (video blogs or "vlogs"), music (MP3 blogs), and audio (podcasts). In education, blogs can be used as instructional resources; these are referred to as edublogs. Microblogging is another type of blogging, featuring very short posts.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...