29 de jun. de 2008

A arte de viver bem consigo mesmo


Algumas pessoas não parecem fazer nenhum esforço para sentir-se bem consigo mesmas. Outras, no entanto, olham no espelho e nunca ficam felizes com o que vêem.
Por que? Leia e mergulhe nos segredos da auto-estima

“Auto-estima é o conjunto de crenças e atitudes que você tem em relação a si mesmo e ao pensamento de outros com relação às suas capacidades”, avalia o professor Marcos Antonio Françóia, e continua “poderia dizer que auto-estima é ter amor próprio, é se gostar, é ser positivo em relação aos acontecimentos da vida, por piores que pareçam.

Auto-estima é levantar ao amanhecer e lembrar que você está vivo para mais um dia e agradecer ao Ser Supremo por sua vida. É olhar-se no espelho e se achar lindo e gostosão, mesmo com uns centímetros a mais na cintura, cabelos faltando ou muitos já brancos. Ter auto-estima é ter autoconfiança, é ser feliz, ter auto-respeito, ser seguro, ser humilde, franco e transparente. É gostar do mundo.”

Parece impossível ficar tão de bem com a vida? Não desanime. Pelo menos até ter lido toda a entrevista que o Delas fez com o professor Françóia, um especialista em neurolinguística, cujas reflexões vão, com certeza, ajudar você a gostar mais da pessoa que vê no espelho todas as manhãs.

Auto-estima nasce com a gente ou vamos adquirindo?
Se considerarmos como nascimento o momento da nossa concepção, com pai e mãe se amando, no sentido do ato sexual, começamos a aprender a nossa auto-estima neste instante. Permita-me ficar somente nesta concepção de nascimento e início do aprendizado de auto-estima, mas se o amigo leitor quiser pode ainda incluir aprendizados passados que já trazemos conosco ao nascer.

A nossa auto-estima é construída a cada momento de nossa vida. E começa com um ato sexual amoroso, de respeito, de aceitação e responsabilidade por uma vida que pode estar sendo gerada. Depois, pelos pensamentos positivos da mãe, pelas conversas com o bebê. É construída por um pré-natal correto e por um parto tranqüilo. Até mesmo o famoso “tapinha no bumbum” ajuda a moldar nossa auto-estima. A auto-estima é construída pela nossa educação, pelos ambientes em que vivemos e pelas pessoas com quem convivemos.

Então, sem uma educação adequada ou um ambiente saudável uma criança vai ter problemas com a sua auto-estima?Sim, as chances são grandes. Porém, o mundo está cheio de exemplos de pessoas que superaram a tudo e viveram suas vidas de forma digna e feliz.

Nós temos o poder de decidir pela felicidade. Fatores inconscientes formam a nossa auto-estima, mas não significa que por ela estar baixa somente vivenciamos momentos ruins. Podemos acessar em nosso inconsciente nossos pontos fortes, nossos momentos de felicidade e de amor e, alicerçados nestes sentimentos superar nossos limites. Podemos reconstruir nossa auto-estima.

Como saber se a minha auto-estima está baixa?

Convivemos diariamente com pessoas que sinalizam uma “baixa-estima”. São pessoas que não confiam em seu potencial, que não se cuidam, pessoas que reclamam demais, pessoas que querem aparecer demais. Estes sinais, embora não signifiquem necessariamente problemas de auto-estima, sugerem alguma dificuldade nesta área. Para ilustrar vamos comentar alguns destes sinais e sugerir formas de fazer estes comportamentos trabalharem a seu favor e não contra você....

Não se vestir bem ou adequadamente.
Vestir-se bem não é usar roupa de grife ou mesmo o top da moda, mas vestir-se com roupas adequadas ao ambiente que você freqüenta, sóbrias, limpas, passadas, com cheiro de limpa, com calçados limpos;

Não procurar ter uma aparência saudável.
A roupa também ajuda a melhorar a aparência, mas não é só isso que melhora o astral. Mulheres maquiadas e penteadas sem exageros, homens de barba feita ou bem aparada, cabelo penteado, pessoas com cheiro de banho, com olhos abertos e atentos, cabeça erguida, um lindo sorriso no rosto, isto tudo melhora a aparência, e garanto, faz você se sentir um vencedor mesmo não querendo...

Viver reclamando que não consegue aprender nada, que ninguém gosta de você, que todos o desprezam, a vida está difícil etc.
Vá a luta! Ocupe seu espaço na vida! Se você ficar olhando o trem da vida passar ficará o tempo todo no mesmo lugar. Entre nesse trem e viva a vida como passageiro. Vigie seus pensamentos, olhe a vida com os olhos do amor, seja feliz; Fazer das doenças, de coisas negativas e até mesmo da vida alheia seus assuntos prediletos. Novamente, vigie seus pensamentos, pois o seu inconsciente pode se acostumar com tantas coisas ruins e além de te deixar de baixo astral pode resolver lhe presentear com tudo aquilo que você tanto pensa.

Levante a cabeça! Vista-se de campeão;

Não gostar ou ter medo de abraçar, de sorrir, de beijar, ou mesmo de ser abraçada ou beijada. Não gostar do dia do seu aniversário. Anuncie ao mundo que você está vivo e quer ser feliz. Este sentimento irá tomar conta de seu coração e de sua mente, lógico que sempre com uma boa dose de bom senso, mas faça, muitas pessoas vão querer estar do seu lado;

Ser arrogante, presunçoso, se achar sempre o máximo.
Aproveitar-se do desempenho alheio para se valorizar, gostar de levar vantagem em tudo, fazer questão de se mostrar muito seguro de si e gostar de estar em evidência. Este perfil de pessoas é muitas vezes confundido. Dá a impressão falsa de que você está cheio de auto-estima, mas cuidado, muita coisa pode se esconder por traz de tantas penas de pavão, como insegurança, necessidade de reconhecimento e valorização, solidão, incompetência etc.

Tipos como estes agradam por um tempo, mas um dia a máscara cai e aí uma recuperação pode ser difícil. Devemos praticar a humildade sempre. Reconhecer nossas imperfeições para mudar e valorizar os nossos pontos fortes e criar relacionamentos sinceros e duráveis. Quando traímos nossos valores, traímos nosso inconsciente e nossa auto-estima também;

Não ter objetivos, viver ao “sabor dos ventos”.
Não ter opinião e ser uma “Maria vai com as outras”. Estabeleça objetivos para sua vida, de curto e de longo prazo. Organize-se para atingi-los. Escreva o que, quando e como quer os seus objetivos. Vigie seus pensamentos e construa o seu futuro.

Não olhar nos olhos ou estar sempre de cabeça baixa ou, mesmo, não gostar de conviver socialmente, nas festinhas de amigos, restaurantes, show, turismo etc.

Valorize-se, acredite em seu potencial, não tenha nada a esconder, tenha uma vida transparente e digna, valide-se. Em estatística, validar algo é testar e reconhecer o valor do resultado.

Na vida, validar é reconhecer o seu potencial, e mais, o potencial das pessoas que convivem com você. Validar é ensinar, parabenizar, abraçar, beijar, sorrir, corrigir, encaminhar, dizer obrigado, por favor, levantar o polegar em sinal de positivo. Valide mais os outros, certamente os outros vão querer estar sempre perto de você e vão validá-lo. 

Cuide bem de seus relacionamentos sociais.
Poderia citar outros exemplos que caracterizam, porém não definem uma pessoa como tendo uma baixa-estima, mas ficamos com estes. Se sua auto-estima vai mal, a culpa é sempre dos outros?A todo o momento em nossas vidas estamos sujeitos a receber através de olhares, de comentários, de avaliação escrita ou de acontecimentos uma carga de críticas que podem derrubar a nossa auto-estima. Mas nós temos o poder de decidir se estas coisas vão ou não nos afetar.

Nossa auto-estima vai mal por nossa culpa, porque nós permitimos que outros pilotem o avião de nossas vidas. Se o avião bater em algum prédio, fomos nós que permitimos. Qual é o papel dos outros no desenvolvimento ou não de nossa auto-estima?Nossa auto-estima pode ser moldada pela nossa educação e pelo ambiente em que vivemos, mas isto apenas enquanto não aprendemos a tomar decisões ou enquanto dependemos de outros para tocar nossa vida.

A partir do momento em que você tem consciência para decidir sobre o que quer e o que não quer para sua vida, você não permite que os outros afetem sua auto-estima. Não é fácil, mas é uma questão de decisão, de querer ou não estar bem.

Agora, os “outros”, ou melhor nós, temos um papel fundamental para elevar a estima dos outros. Fazemos isto dando atenção, aconselhando às vezes, pegando na mão, sorrindo, mas o fundamental e é ouvir muito. Fazendo isso estaremos elevando a nossa estima. O que mandamos para a vida ela nos devolve potencializado.

Ouvi certa vez, de um amigo, que quando partirmos desta vida seremos muito cobrados pelo bem que deixamos de fazer pelos outros, mais até do que por aquilo que realizamos de bom. Muito do que escrevo ou falo não são palavras minhas, mas ensinamentos que recebi de outros através de diálogo, livros, estudos e observações. Acredito que tenho o dever de compartilhar e isto me faz bem.

Que outras formas existem de lidar com nossa auto-estima que não dependam tanto da aprovação ou não de terceiros?
Penso que mesmo trancando-se em casa para não ver mais a cara de ninguém ou mesmo quando partimos desta vida nunca deixamos de ser alvos de críticas e comentários destrutivos, negativos e muitas vezes injustos. A avaliação de terceiros deve ser encarada como crescimento, mesmo a avaliação negativa.

Certa vez, ouvi a seguinte frase de uma pessoa que considero muito: “Bendito sejam os vencedores que se vangloriam de suas qualidades e apontam nossos defeitos, pois mostram os nossos erros e o caminho para o sucesso.” Ouvi esta colocação de Tadashi Kadamoto. Não sei se é de sua autoria e nem se são exatamente estas as palavras, mas elas marcaram um momento em minha vida. Acredito que encarando a crítica desta forma enfrentaremos os momentos difíceis com sabedoria e dignidade. Com certeza ainda vai doer, mas com menor intensidade e por um tempo menor.

Existem formas ou técnicas ou truques para desenvolver a auto-estima?
Nas respostas anteriores já existem algumas dicas para melhorar a auto-estima, mas poderia resumir assim:

Ame-se incondicionalmente. Admire-se muito, acostume-se com sua imagem. Procure um bom fotógrafo e faça um retrato com uma roupa de “casamento”. Seja modelo por algumas horas. Admire seus traços, seus olhos, seu jeito.

Filme-se com uma câmera caseira. Converse, cante, ria e fale com você mesmo e depois assista ao filme muitas vezes, até se acostumar com sua voz e imagem. Repare que em seu jeito tem muita coisa para ser admirada e talvez você seja muito parecido com pessoas de quem que você gosta, então você também é especial;

Leia muito, leitura saudável, livros de auto-ajuda;

Olhe para os lados e perceba que há pessoas em pior situação que você. Visite orfanatos, hospitais, lares de idosos. Distribua carinho e sentirá uma energia fantástica tomando conta de você;

Desperte seu lado intelectual. Estude, faça cursos, participe de palestras, leia livros técnicos. Agregue valor a sua empresa chamada Você S/A. Você será notado, requisitado;

Tenha uma crença espiritual. Confie em seu Ser Supremo, seu Deus, o Ser de Luz, dentro de sua crença. Ele sabe responder as suas dúvidas;

Exponha-se mais, arrisque-se, mostre-se ao mundo. Viva em sociedade. Crie relacionamentos sinceros e duráveis. Escreva cartas, telefone, talvez até valha a pena arrumar um profissional especializado para te ouvir e te guiar.

Agora, cuidado! Coloque um filtro para: 
Convivência com pessoas negativas, pessimistas, pessoas egoístas e interesseiras; Locais que não condizem com suas crenças e valores; Vícios diversos; Sede de poder, de possuir exageradamente coisas materiais; Despreocupação com sua saúde. Filtre e extraia o que é positivo.

Falamos sobre gente que aparenta uma boa auto-estima, mas que funciona como uma máscara que esconde problemas. Como podemos identificar se não estamos enganando a nós mesmos? Também tenho meus momentos de baixa-estima, porém levanto a cabeça e vou à luta. O importante é aceitar que todos estamos sujeitos a momentos de depressão, mas devem ser apenas momentos. Não podemos confundir amar a si mesmo com egoísmo.

A pessoa que se ama tem um despertar de consciência. Ela procura crescimento, estudo, evolução espiritual e intelectual e isso a leva a se entregar, a se desprender de interesses individuais. A pessoa que realmente se ama gosta de ver os outros felizes.
Porém, pessoas que se amam egoisticamente são infelizes, buscam a posse, o domínio, gostam por interesse, para atender as suas necessidades. Amam somente por prazer e quando ele acaba também acaba o “amor”.

Ame-se! Seja feliz! Arrume um amante! Um texto que recebi recentemente de uma amiga dizia que temos que ter um amante para sermos felizes, seja um amante-trabalho, um amante-estudo, um amante-filhos-para-cuidar, livros para ler, internet para bate-papo, um amante-esporte para praticar, quadros para pintar, ou mesmo um amante-parceiro que te respeite e que pode ser até o que você já tem, mas todos devemos nos ocupar com nossos amantes e ser felizes
Marcos Antonio Françóia

30 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo texto otimo texto.

Anônimo disse...

Prezado, o seu texto é be, interessante! Mas, tenho uma observação: o termo "baixa-estima" está correto? O certo não seria "baixa auto-estima"?
Luciano Medeiros

Anônimo disse...

este texto e para deixar comentários sobre o conteúdo dele, e não sobre os erros de gramática! se não consegue fazer um texto desse não critique o dos outros

Anônimo disse...

Ameiii....e foi muito bom...esta me ajudando muito..o deixo no meu favoritos quando me sinto em baixa - auto - estima...o le - o e garanto resolve!!!
Bjss

Unknown disse...

oO esse texto bateu bem la no fundo, estou bem depre... hj me sentindo um lixo, mas esse texto me deu uma grande ajuda vou começar a me moldar deixar de ser egoista ...

Anônimo disse...

hoje mi senti um puro lixo mas depois que li esse texto fiquei mas feliz aprendi que está de bem coma vida e ter alegria felicidade humor que se dane os proplemas seja feliz seja tranparente não tenha segredos com vc mesmo não finga ser uma pessoa que vc não é SEJÁ FELIZ E QUE SE DANE O RESTO LENBRE-SE DISSO

Anônimo disse...

A pessoa que criticou o texto deve ter baixa estima, sempre quem critica os outros é pq tem!
Este texto é para levantar estima das pessoas, o autor quis fazer isto e vc quer ser melhor que o autor?!
quem quer aparecer como vc, demonstra ter baixa estima. O texto está belissimo. A unica pessoa errada foi voce com seu comentario bobo.

Anônimo disse...

tenho passado por problemas muito serios que me fizeram perder a vontade de viver li as palavras deste texto maravilhoso ajudaram a enchergar a vida de outra maneira,acordando e nao deichar o trem da vida passar,obrigada

Anônimo disse...

hoje estou meio triste, mais esse texto ajudou a purificar meu coração e mim dar uma alegria que a muito tempo não sentia, meus parabéns você me ajudou a ver que há um vencedor dentro de mim.MUITO OBRIGADO

Rickinroll disse...

Ótimo texto adorei cara , parabéns !!! Estava pensando como me tornar uma pessoa melhor , li o texto e descobri varias dicas agora e só coloca las em pratica

Anônimo disse...

Caro amigo autor,

realmente suas palavras são de uma pessoa com muita maturidade e sabedoria. Tenha ciência de que você esta ajudando muitas pessoas com suas palavras confortantes e realistas. Obrigado pela ajuda e, principalmente, por compartilhar experiências e ensinamentos vividos. Abraço

tai disse...

uma meta:

-ser mais forte pra dominar e não ser dominada a ponto de que os outros dirijam a minha vida controlando os altos e baixos
como se eu fosse uma marionete! em 2011 deixei isso acontecer, fui dominada ao extremo por uma pessoa, apaixonada cegamente
a ponto de nao saber lidar com nada que em que ela nao estivesse participando, como se fosse uma parte de mim, e se nao
estivesse junto, estaria incompleta. Tenho que entender,que a minha felicidade, a minha auto-estima e o meu caminho, só
dependem de mim, q sou constituida apenas de um unico eu e não de segundos e terceiros! É hora de levantar os ombros,
respirar fundo, gritar do fundo da alma para ti mesma e dizer QUE TU CONSEGUES. Vai lá fazer isso acontecer, vai cuidar de
ti, vai te amar, te desejar o melhor e não o pior! Vais ver que com o sucesso de uma batalha, é o principio para o sucesso
de outras que virão, e que nao serão poucas. Mas todas vao te trazer um aprendizado, que voce usará para vencer as proximas
tornando-se um vencedor! E o que voce quer vencer p/ tornar-se um vencedor? A mim mesmo. Quero vencer o meu lado negativo
que está ganhando do meu lado positivo nesse momento da minha vida! Quero mostrar pra mim mesma, que eu posso ser feliz,
me sentir bem comigo mesma, satisfeita com minha vida, com meus resultados, com minha capacidade! Sempre desviando obstaculos
ou ate mesmo encarando-os, como aqui estou encarando este, que é minha baixa auto-estima! Preciso de muita força, e estou
a procura de onde conseguir, pois não é uma coisa facil de se encontrar.. escrevi isso tudo até q me olhei no espelho,
lá estava ela, a força que eu procurava.planos:

-ser mais forte pra dominar e não ser dominada a ponto de que os outros dirijam a minha vida controlando os altos e baixos
como se eu fosse uma marionete! em 2011 deixei isso acontecer, fui dominada ao extremo por uma pessoa, apaixonada cegamente
a ponto de nao saber lidar com nada que em que ela nao estivesse participando, como se fosse uma parte de mim, e se nao
estivesse junto, estaria incompleta. Tenho que entender,que a minha felicidade, a minha auto-estima e o meu caminho, só
dependem de mim, q sou constituida apenas de um unico eu e não de segundos e terceiros! É hora de levantar os ombros,
respirar fundo, gritar do fundo da alma para ti mesma e dizer QUE TU CONSEGUES. Vai lá fazer isso acontecer, vai cuidar de
ti, vai te amar, te desejar o melhor e não o pior! Vais ver que com o sucesso de uma batalha, é o principio para o sucesso
de outras que virão, e que nao serão poucas. Mas todas vao te trazer um aprendizado, que voce usará para vencer as proximas
tornando-se um vencedor! E o que voce quer vencer p/ tornar-se um vencedor? A mim mesmo. Quero vencer o meu lado negativo
que está ganhando do meu lado positivo nesse momento da minha vida! Quero mostrar pra mim mesma, que eu posso ser feliz,
me sentir bem comigo mesma, satisfeita com minha vida, com meus resultados, com minha capacidade! Sempre desviando obstaculos
ou ate mesmo encarando-os, como aqui estou encarando este, que é minha baixa auto-estima! Preciso de muita força, e estou
a procura de onde conseguir, pois não é uma coisa facil de se encontrar.. escrevi isso tudo até q me olhei no espelho,
lá estava ela, a força que eu procurava.

Anônimo disse...

fantástico, melhorei bastante apóa a leitura, tenho tido alguns dias dificeis ultimamente, recém formado e desempregado e tal.. então, alguns momento eu fico depre e teu texto me ajudou bastante, nós temos que praticar o pensamento positivo todos os dias! agradecer a vida por este momento, esse agora!!!

ELEM CRIS disse...

PARABÉNS, ESTE TESTO TRAZ O QUE MUITAS PESSOAS QUER OUVIR NESTE MOMENTO, FAZ ELAS VER O MUNDO DE OUTRA MANEIRA, DEVEMOS NOS OLHAR NO ESPELHO TODOS OS DIAS E AGRADECER A DEUS POR MAIS UM DIA !!!!BJS

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Pereira disse...

Muito obrigado, hoje tive um dia horrível e você mim ajudou muito com suas palavas! tenho uma auto estima muito baixa, sou vuneravel as pessoas que sempre mim deixa com auto-estima muito baixa! obrigado por suas palavras vou seguir seus conselhos e ser feliz! isso é tudo o que mais quero (...)

Anônimo disse...

adorei! Seu texto me fez muito bem. Entendi coisas e me deu luz pra iniciar algumas mudanças. Vamos em frente, com apoio tudo fica mais facil. Obrigada e parabens.

Anônimo disse...

obrigado por compartilhar teu conhecimento, tuas sabias palavras.Estou em uma fase da minha vida que quero estar feliz comigo mesmo e fazer feliz as pessoas que me rodeiam.Este texto vai ser muito útil na minha vida, mais uma vez muito obrigado!

Guilherme disse...

Pessoal to tentando aumentar minha auto-estima...
Aos poucos eu acho que conseguirei chegar lá...
Agora consigo tratar todo mundo bem, é impressionante, trato bem até meus inimigos!
Ta sendo mto bom, eles agora estão até gostando de mim(algo que eu pensei que nunca fosse acontecer).
Se eu quiser posso ficar aqui até amanhã escrevendo...
São 3 horas da manhã asuhsausahsauhsauhsauuhasuh
Porém, escrevo isso!

Gostaria de ressaltar que tenho 16 anos e penso que se continuar assim, vou conseguir, viver essa vida de uma forma mto feliz!
Comecei agora com isso, tem 2 semanas que to me sentindo bem!
O importante é saber que nunca seremos "perfeitos" temos que nos controlar, pq deve chegar um dia que eu devo pensar "Ah, eu sou omto bom com tudo mundo, nossa sou pereito e tal"...
Vou ter que perceber isso tudo, nunca falar muito, OUVIR na maioria das vezes.
Graças a Deus enquanto eu era meio que um viciado em jogos e tal, eu estudava mto, era bom aluno, e portanto eu falo ingles e espanho l fuentemente, "tô" tentano melhorar meu portugês e tal...Também estudava muita geografia, história, matemática, mas nunca estudei química, física e redação. Agora pretendo as estudar.

Enfim pessoal, é isso aí, está sendo muito bom viver dessa maneira, mas sei que hei de melhorar em muita coisa e que nunca poderei me achar perfeito!

Terei de tomar cuidado e precisar que meus amigos me avisem, me auxiliem em momentos difíceis.

É isso aí pessoal, vou tentar melhorar, mas pelo menos estou aprendendo um pouco, um pouquíssimo, aushsausahusahsauhsa, do que é VIVER!

Temos que aprender muito e nunca parar de aprender!

Sem dúvidas, VIVER É MUIO BOM, MAS EU AINDA NÃO ATINGI ESSE "MÁXIMO" e nunca atingirei!
MAS LEMBREM-SE A VIDA É COMPLEXA E TODO MUNDO NO INÍCIO NOS CRITICA, nos chama de doidos, malucos, mas aos poucos, nos manerando e mostrando para as pessoas quem realmente queremos ser, É A MELHOR MANEIRA DE SER FELIZ!

Um abraço para todos vocês e desejo do fundo do meu coração, UMA EXCELENTE VIDA PARA VOCÊS E QUE TODOS SEJAM FELIZES!



OBS: Terminei de ler este texto e não sei como escrevi isso tudo...

Anônimo disse...

Eu li o texto, mas não é por causa disso que me sinto melhor. Desculpe-me, mas não quero ofender seu texto; definitivamente, minha intenção passa longe disso. É que, no entanto, ele sugere que tudo é tão fácil, tão simples. Veja, por exemplo, no trecho "Confie em seu Ser Supremo"; não tenho Ser Supremo... Entende? Sou ateísta. Por causa disso, muitos ateístas perdem a auto-estima? Simplesmente a hipótese não faz sentido e é, portanto, facilmente refutada. Em outro ponto, você diz "Crie relacionamentos sinceros e duráveis", como se o relacionamento, por si só, fosse preencher a incompletude de cada um. Aliás, esse trecho já contradiz o próprio título, que é "A arte de viver bem consigo mesmo", e não necessariamente com os outros. Se as coisas fossem tão simples quanto o texto insufla, certamente haveria muito menos pessoas deprimidas.

Anônimo disse...

Desde que o tal amante não seja um homem casado e com família, pois ninguém consegue uma felicidade duradoura, atropelando a vida alheia. O texto é bom, mas um simples deslize, pode comprometer a eficiência da mensagem, induzindo alguém a procurar a felicidade por "caminhos tortuosos".

mister yearster disse...

As palavras de inspiracao para nos moldar com forcas para vencer a nossa inseguranca, e alcancar o nosso eu na sua plenetude. o que tem sido dificil e materializar as nossas ideologias perante situacaoes que nao consiguimos ser como devemos ser devido ao medo, vergonha, inseguranca, etc.

mister yearster disse...

Na verdade essa msg k retro escrevi, acontece com meu irmao, tenho lhe ajudado em ideias, livros, mensagens baixadas na internet para poder vencer as suas dificuldades mas nada resulta, pode parecer que esteja a ter energias positivas para vencer quando estamos a troncar impressoes acerca desse impasse, quando chega hora da verdade treme, perde palavras, fica inseguro para transmitir o que sabe, coisa tao triste porque ja tem 31 anos de idade, casado, mas nunca se sentiu feliz porque nao sabe ser e viver como deseja vever. Peco ajuda meus caros irmaos, tenho
Ele nunca brilhou nem na igreja, servico, escola apesar de ser dedicado e inteligente mas como nunca ganhou corragem de vencer o medo, tem ser consigo um futuro nao promissora, porque tudo depende dele, se ele nao age nada lhe vai beneficiar

Anônimo disse...

Texto perfeito. Identifica os pontos certos. De grande ajuda para minha pessoa. Muito Obrigada!

Janaina disse...

Eu adoro seu blog! Li pela primeira vez há muitos anos quando passei por uma fase difícil. Desde então de vez em quando eu volto para reler meus posts favoritos, eles nunca falham em me acalmar. Escrita muito gostosa, positiva não-Poliana. Volte a escrever um dia, se possível. Aprendi muito aqui.

Unknown disse...

Obrigatório por compartilhar... Lindas palavras...Deus te abençoe

Unknown disse...

Concordo.. Mto aprendizado para nós👏👏👏👏

Unknown disse...

Muito bom falar de positividade e aprender a conviver com oposto,pois de muitas coisas negativas ,aprendemos a transformar e enxergar o lado bom da vida...parabéns por todo conteúdo de auto-ajuda!!!

Unknown disse...

Parabéns! Quando você escreve algo com amor, ela é tocada com a mesma intensidade, peguei minha parte em seu conceito maravilhoso

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...