20 de dez. de 2007

Fala - Esse instrumento de comunicação humana


Cuidado!
Reagimos instantaneamente ao ouvirmos essa expressão. Na maioria das vezes estamos nos valendo da experiência alheia para completar a que nos falta e nos chega através da linguagem. O ser humano pode continuar avançando a partir do ponto onde outros chegaram. Isto significa que a linguagem torna possível o progresso.

O que diferencia a linguagem humana é que ela pode versar sobre a própria linguagem.
Todos os esforços indispensáveis ao bom funcionamento da sociedade devem ser necessariamente conseguidos através da linguagem.

A linguagem está implícita em toda nossa vida, desde o início. Vivemos mergulhados em palavras. E todo comportamento numa situação interacional tem valor de mensagem, portanto por mais que um indivíduo se esforce é impossível não comunicar. Atividade ou inatividade, palavra ou silêncio, tudo possui valor de mensagem. Um passageiro de um ônibus que se senta de olhos fechados está comunicando que não quer falar nem que falem com ele e usualmente os seus “vizinhos” recebem a mensagem e reagem adequadamente deixando-o sozinho.

Isto, obviamente, é tanto um intercâmbio de comunicação como a mais animada das discussões.
Quanto às palavras, a maioria das pessoas as aceitam como o ar que respiram, sem pensar no assunto, e raramente reconhecem o efeito do clima verbal em sua saúde mental e seu bem-estar.
Mas palavras lidas no jornal enfurecem, palavras ouvidas do chefe enchem o peito de orgulho, palavras que se referem à sua pessoa, dita às suas costas o põe doente, palavras escritas no papel, garantem o emprego e assim por diante.

Acontece que a maioria das pessoas acredita que, as palavras realmente não importam, o que importa são as idéias que representam. Alguns conjuntos de palavras podem conduzir a um beco sem saída e enquanto o mesmo não ocorre com outro conjunto.

As palavras, o modo como são empregadas ou ouvidas, determinam em grande parte idéias, crenças, atitudes.
Samuel I. Hayakawa
Picture by Frederick Morgan

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...