11 de jun de 2009

Você não sabe qual profissão seguir?

O mercado de trabalho está cada vez mais complexo e concorrido, mudando à velocidade da luz, ainda mais nesta era da informática. Dá para ficar confuso mesmo! Que tal convocar a assessoria dos experts e gurus do mercado? Isso é perfeitamente viável utilizando a ferramenta para a coleta ou entrevista de informações. Trata-se de um processo bastante eficaz e rápido para obter dados e dicas de fontes de primeira linha a fim de assessorá-lo na procura do seu ótimo emprego. Para tal, identifique as pessoas (parentes, conhecidos, amigos, mentores, colegas ou ex-chefes) que trabalham com profissionais das áreas de seu interesse ou que possam apresentá-lo a eles. Alternativamente, procure nas bibliotecas, associações de classe, câmaras ou na internet o nome dessas pessoas para conseguir contatá-los. Marque uma entrevista por telefone ou presencial, mas já fique preparado com uma lista de perguntas, tais como: 1. Porque você escolheu este campo de atividade? 2. Que tipo de treinamento é necessário para prosperar e crescer nesse emprego? 3. Quais habilidades e experiência são consideradas as mais críticas para obter sucesso nesse campo? 4. Você acha que sua formação acadêmica o preparou para este trabalho? 5. Você poderia me descrever um dia típico no seu trabalho? 6. Este campo de atividade em particular está crescendo? 7. Quais são os maiores desafios que você teve de enfrentar? 8. O que você mais gosta no seu trabalho? 9. O que você menos gosta no seu trabalho? 10. Que conselhos adicionais você poderia me fornecer? 11. Você recomendaria alguma outra pessoa com quem eu deva conversar? 12. Qual é o melhor caminho para eu me colocar nesse campo de atividade? Com todas as respostas em mãos, você terá a chance de avaliar diferentes profissões nas quais se identifica bem como conhecer os pontos fortes e fracos de cada uma, de acordo com o mercado atual. Reforço, no entanto, que é fundamental que você tenha auto-conhecimento, ou seja, conheça a si próprio para que possa tomar suas decisões com autoconfiança e de forma mais assertiva, evitando assim decepções futuras. Em outras palavras, o indivíduo deve ter consciência em qual habilidade ele lida melhor. Por exemplo, que tem a habilidade de lidar com pessoas, irá progredir e crescer melhor em ocupações como: vendas, recursos humanos, gestão de Pessoas, aconselhamento, entretenimento etc. Aqueles que possuem habilidade em lidar com Dados, terão mais chances de crescimento e reconhecimento em atividades como: contabilidade, análise, computação, negócios, finanças etc. E assim por diante. Esta identificação faz parte do autoconhecimento de cada indivíduo e é fundamental para o início da Pesquisa de Mercado. Dica valiosa: Não esqueça de escrever uma carta de agradecimento à pessoa após o encontro pelo tempo e aconselhamento que ela dispensou a você, inclusive mantendo-a a par de como anda a sua procura por emprego. Além disso, você poderá ganhar mais um aliado nessa sua empreitada. Robert Wong - autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...