8 de jun. de 2008

Arte concreta

Paintings by Theo van Doesburg
A "arte concreta", expressão cunhada pelo holandês Theo van Doesburg em 1918, refere-se à pintura feita com linhas e ângulos retos, usando as três cores primárias (vermelho, amarelo e azul), além de três não-cores (preto, branco e cinza). 


Theo van Doesburg nasceu em 1883, Utrecht (menor província dos Países Baixos). Começou sua carreira como pintor investigando a linguagem formal de Kandinsky. 


Líder do grupo De Stijl formulou idéias do Neo-plasticismo que impulsionaram este movimento e em 1915 começou a buscar referências com Mondrian tornando-se o membro de maior prestígio. 


Colaborou com os arquitetos Oud e Jan Wils e esforçou-se para passar suas pinturas bidimensionais para algo espacial conectadas à arquitetura. Esta identificada através de cores primárias, pisos ladrilhados e efeitos geométricos nas superfícies. Recrutou Gerrit Rietveld que transformou um de seus projetos – uma poltrona pintada de vermelho e azul – num ícone deste movimento.


Escritor e produtor de propaganda dedicado, produziu a Revista De Stijl (De Estilo) e viajou dando conferências pela Europa disseminando idéias revolucionárias do grupo. Com habilidades para pintura, desing gráfico e tipografia contribuiu com o desenvolvimento da estética modernista na arquitetura. 


Visitou em 1923 a mostra El Lissitsky”s em Berlim que inspira a atualização da estética De Stijl anunciando posteriormente o conceito de Elementarismo articulando idéias de arte concreta com clareza universal. Faleceu em Davos, 1931 marcando o fim do grupo De Stijl. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...