26 de mai. de 2007

Affonso Romano de Sant'Anna



Affonso Romano de Sant'Anna nasceu em Belo Horizonte, no dia 27 de março de 1937.

Foi criado em Juiz de Fora e teve uma infância de menino pobre, trabalhando desde muito cedo para pagar seus estudos. Era filho de pais protestantes e foi criado para ser pastor. Aos 17 anos pregava o evangelho em várias cidades de Minas Gerais, visitando favelas, prisões e hospitais, convivendo com pessoas pobres e sofridas. Levava a elas sua mensagem. Essa experiência influi, no estilo de seus textos e poesias, com forte conteúdo social.

Afonso Romano de Sant’Anna formou-se na Faculdade de Letras de Belo Horizonte. Em 1962 lançou seu primeiro livro O Desemprego da Poesia. Em 1965, deu cursos de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia e lançou, no Brasil, seu primeiro livro de poesias Canto e Palavra. Em 1968 participou como bolsista do International Writing Program, na cidade de Iowa, dedicado a jovens escritores de todo o mundo. Em 1969 apresentou tese de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais sobre Carlos Drummond de Andrade, publicada em 1972.

"Debrucei-me profundamente sobre seus poemas para fazer minha tese de doutorado, intitulada "Drummond, Gauche no tempo". Ele, inclusive, me emprestou seus arquivos, que reunia cerca de 600 páginas. Logo depois que retornei do Estados Unidos, em 67, defendi a tese".

Affonso Romano é casado com com Marina Colasanti, escritora e jornalista, segundo ele sua melhor crítica e também musa inspiradora.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...