4 de out. de 2010

The Fab Four

Durante os cinco primeiros minutos da primeira apresentação dos Beatles no programa de tv americano "Ed Sullivan" em 1964, não houve assaltos nem homicídios nos Estados Unidos.

Os Beatles foram os primeiros a fazer video clips de suas músicas. Eles estavam cansados de tocar diversas vezes em programas de TV, então decidiram gravar as músicas em vídeo e distribuir para as TVs. Os 2 primeiros clips foram: Paperback Writer e Rain. George Harrison disse na série Anthology: "De certa forma, inventamos a MTV"

O disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro disco no mundo a vir com um encarte com fotos e letras das músicas. Durante uma excursão em 1965 ao Canadá, um dos policiais da segurança dos Beatles chamava-se Pepper (e ele era sargento) .

Ringo é o Beatle mais velho, nasceu em 07/07/40 e George Harrison era o Beatle mais novo, nasceu em 25/02/43.

Ringo teve diversos problemas de saúde quando criança. Ficou em coma por várias semanas aos 6 anos de idade. Com 13 anos ele teve pleurisia. Sendo o último integrante a se juntar aos Beatles. Ele foi bastante ofendido pelos fãns quando substituiu Pete Best na bateria dos Beatles. No seu primeiro show no Cavern Club (18 de Agosto de 1962), o público gritava sem parar: "queremos Pete".

Após um show nas Filipinas foi marcado um jantar entre os Beatles e a primeira-dama desse país, mas os próprios Beatles não foram avisados. Com isso, ela ficou esperando por eles a toa no palácio. Ela se sentiu humilhada e no outro dia a caminho do aeroporto, os Beatles foram perseguidos por populares que tentavam linchá-los.

"All My Loving" e "And I Love Her" foram compostas para Jane Asher, que na época era namorada de Paul McCartney, também foi a primeira música onde Paul fez a letra antes da melodia.

As músicas "Got To Get You Into My Life" e "Day Tripper" fazem alusão às drogas.

John Lennon compôs "Being For The Benefit Of Mr. Kite" inspirado em um pôster de circo (Pablo's Fanque Circus Royal).

"When I'm 64" foi inspirada no pai de Paul McCartney, que tinha 64 anos.

O nome da música "Strawberry Fields Forever" refere-se ao orfanato do exército da salvação em Liverpool, chamado "Strawberry Fields".

Ob-La-Di, Ob-La-Da significa "Life Goes On" no dialeto de uma tribo africana. Em português significa "A vida vai" ou "A vida vai bem".

Paul fez a música Hey Jude para Julian Lennon, filho de John e Cynthia Lennon, para não deixá-lo triste com a separação dos seus pais. John trocou Cynthia por Yoko Ono.

John Lennon teve inspiração para a música "Lucy In The Sky With Diamonds" após ver um desenho do seu filho Julian, de uma garota chamada Lucy, em um céu com diamantes. Muitos acreditavam que a música seria uma apologia às drogas, com seu nome sendo referência ao LSD. Lucy In The Sky chegou a ser proibida de ser tocada em alguns países.

A música "Julia" é uma homenagem à mãe de John Lennon.

"Sexy Sadie" foi feita como uma crítica de John Lennon ao guru Maharishi Mahesh Yogi. O grupo foi buscar ensinamentos espirituais com o guru na Índia, mas ele apenas tentava ganhar fama sobre a presença dos Beatles e conquistar a irmã da atriz Mia Farrow. John Lennon fez a música "Dear Prudence" para Prudence Farrow, filha da atriz Mia Farrow, que também estava na Índia.

O solo de guitarra de "While My Guitar Gently Weeps" foi feito pelo cantor e guitarrista Eric Clapton.

Mick Jagger fez backing vocals na música "Baby You're A Rich Man".

A música "Let It Be" foi composta após Paul ter tido um sonho com sua mãe, que havia falecido, e no sonho ela disse que tudo estaria bem.

Em 1966, os Beatles estavam cansados dos terninhos e da postura de bons moços e resolveram arriscar. Lançaram o disco Revolver, com arranjos mais elaborados e experimentais e letras mais agressivas. 
Isso fica claro em canções como 'Taxman', onde criticam os altos impostos ingleses; a psicodelia de 'Yellow Submarine' e 'Tomorrow Never Knows'; e a letra amargurada e solitária de 'Eleanor Rigby', a música do quarteto que era a predileta de Bob Marley. 


Com Revolver, definiram um novo patamar de trabalho, que resultaria posteriormente em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1968), considerado o melhor álbum da história do rock e influenciaram milhares de músicos em todo o mundo.

Apesar de nunca ter recebido a visita de John Lennon, Cuba possui uma estátua em sua homenagem, instalada em um parque em Havana. A escultura, feita em bronze, já foi atacada diversas vezes por vândalos. 

A banda começou tocando em um clube alemão, sob o comando do empresário Bruno Korschnider. O nome do clube era Indra e tinha um elefante grande voltado para a rua para simbolizar a Índia. Eles tocaram lá por quase um ano. Neste período a banda ficou instalada nos fundos de um velho cinema, o Bambi. O quarto ficava numa antiga lojinha e não havia nada além de paredes de concreto. Não havia aquecimento, eram apenas dois beliches, sem cobertas, e eles ficavam gelados. A região era cheia de travestis, prostitutas e gângsteres. 

John Lennon e Paul McCartney aprenderam a tocar piano com a mesma pessoa. 

Ringo Starr começou sua carreira como Richard Starkey. Quando estava na banda Skiffle, o líder Rory Storm o apelidou de Rings porque o músico sempre estava usando muitos anéis (ring em inglês). Storm às vezes mudava o nome para Ringo para que soasse como um caubói e a idéia pegou. 

O primeiro compacto tem a música Love Me Do. 

Para se divertir com a popularidade, os Beatles passaram a inventar casos e divulgá-los na imprensa. 

Paul McCartney conta que a primeira droga que experimentaram foi a anfetamina Preludin, em Hamburgo. Como na Alemanha as anfetaminas não eram proibidas, eles tomavam com cerveja. Não ficavam bêbados, mas acesos e falavam muito. 

Foi Bob Dylan que apresentou aos rapazes à maconha. Isso aconteceu em 1964, no auge da beatlemania. 

Let it Be foi o último álbum do grupo a ser lançado, mas não o último a ser gravado. O último álbum que os Beatles gravaram foi Abbey Road, que logo foi lançado. Só depois Let it Be entrou no mercado. 

A declaração feita por Lennon em 1966 à revista Datebook, deixou a banda em maus lençois com a comunidade católica. "Eu não sei quem vai acabar primeiro, se o rock'n'roll ou o catolicismo, pois, no momento, somos mais populares do que Jesus Cristo", afirmou o cantor em entrevista. 

Em 1969, os Beatles tocaram ao vivo pela última vez, no teto do prédio da Apple, em Londres. 

No dia 31 de dezembro de 1970 os integrantes da banda assinaram os papéis da separação oficial dos Beatles. Mas a decisão só foi anunciada em 10 de abril do mesmo ano. 

Já foram lançadas quase 400 biografias dos Beatles. 

Em Liverpool há uma tradição de se reunir bandas covers dos Beatles. O fim de agosto é o mais disputado e a cidade é invadida por cerca de 200 grupos que se revezam em 30 diferentes palcos. 

Em 4 de janeiro de 2005, o site eBay colocou em leilão um rolo de papel higiênico que o grupo se recusou a usar durante as gravações de um álbum no estúdio Abbey Road. Segundo informações, os garotos de Liverpool acharam o produto muito áspero e não gostaram de sua estampa (o nome da gravadora EMI). O lance inicial pelo papel foi de 40 mil libras (cerca de 165 mil reais). Ele vinha acompanhado de uma nota escrita pelo ex-empresário do grupo, Ken Townsend: "Tudo foi muito suave para os Beatles no Abbey Road - mas não este rolo de papel higiênico, de que eles reclamaram ser muito áspero e brilhante." 

O desenhista Stan Lee, criador do Homem-Aranha, convidou Ringo Starr para dar voz a um de seus heróis em janeiro de 2005. O personagem faz parte de uma série de animação e combate o mal com "uma grande aptidão rítmica". 

Em outubro de 2005, três cabeças de cera dos Beatles usadas para a capa do lendário disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band apareceram em um armazém do Museu de Madame Tussaud, em Londres, após quase 40 anos desaparecidas. A cabeça de Paul McCartney ainda está faltando. 

A casa de leilões Christie's tentou vender a partitura da canção "I'm Only Sleeping" em 2005 pelo valor mínimo de 353 mil dólares. No entanto nenhum comprador mostrou interesse. A canção foi escrita por Lennon no verso de uma conta de telefone em 1966.

A famosa casa britânica de leilões Cooper Owen levou cerca de 25 anos para reunir 12 itens do cantor John Lennon. Os óculos de aros redondos, quebrados por Yoko Ono durante uma briga, foram vendidos por 104 mil dólares. Já o manuscrito da canção "All You Need is Love" chegou ao patamar de 1,2 milhão de dólares. O terno branco que John Lennon usava na capa do disco Abbey Road foi vendido em Las Vegas por 118 mil dólares. A carta dirigida ao advogado do grupo, Lee Eastman, dando conta da separação do grupo, foi vendida por 112 mil dólares no início de 2005. A carta data de 18 de abril de 1969 e é assinada por três dos Beatles. Paul Mccartney não assinou o documento. 

A guitarra usada por George Harrison no álbum Revolver (e por John Lennon na gravação do White Álbum) foi vendida em 2004 a um comprador anônimo, que arrematou o instrumento por 500 mil dólares. Um tufo de cabelo, oferecido a um fã por John Lennon em 1964, foi vendido, anos mais tarde, a um homem em Hong Kong que pagou 4.300 dólares pelas madeixas. O cantor britânico George Michael arrematou em 2000 o piano usado por Lennon para compor "Imagine". O instrumento custou 2,6 milhões de dólares. De acordo com George Michael, aquele era "um pedaço da história que deveria ficar no Reino Unido". 

Em 2001 a casa de leilões Christie's colocou a venda uma carta de Lennon endereçada a Linda e Paul McCartney. A correspondência foi escrita em 1970 e continha seis páginas com reclamações de Lennon sobre o comportamento de McCartney na época da dissolução da banda e ofensas à esposa de Paul, Linda. A carta foi vendida por cerca de 280 mil reais. 

Em um leilão online organizado pela OnlyRockNRoll.com, uma versão autografada pelos quatro Beatles do álbum "Meet the Beatles" foi vendida por 246 mil reais. O disco foi um presente de George Harrison para sua irmã Louise.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...