
Vladimir Nabokov nasceu em São Petersburgo no ano de 1899. Veio de uma família aristocrática. Com a Revolução Bolchevique, parte com a família para Londres onde frequenta a Trinity College da Universidade de Cambridge, formando-se, com nota máxima, em Literatura Francesa e Russa.
Em 1923 mudou-se para Berlim, onde conheceu a sua mulher, Vera Slonim. Com a subida ao poder dos nazistas vai para Paris, acabando por se instalar definitivamente em Nova Iorque no ano de 1940.
Herdou do pai o gosto pelas borboletas, que estudou e coleccionou. Nabokov conciliou o gosto pela literatura e pelos lepidópteros. Chegou mesmo a trabalhar no Museu de História Natural de Nova Iorque. Entretanto continuou a escrever poesia, teatro, contos, romance. Em 1955 enviou "Lolita" a várias editoras, mas só a Olympia Press, uma editora francesa, aceitou publicar o que se tornaria seu grande sucesso.
O escândalo de um homem de meia-idade apaixonado por uma menina de 12 anos mereceu adaptação ao cinema do seu livro por Kubrick. Graças a este romance garantiu sua liberdade criativa para continuar a editar títulos como "Fogo Pálido", "Ada, ou Ardor" .
Em 1961 mudou-se para a Suíça onde morreu no ano de 1977, deixando por concluir o que seria o último dos seus romances, "The Original of Laura".
Nenhum comentário:
Postar um comentário