Há alguns anos pesquisadores colocaram um desses ratinhos de laboratório, também conhecidos como cobaias, em um labirinto e o estimularam a encontrar o queijo que estava do outro lado. Durante algum tempo o ratinho tentou alguns caminhos até finalmente encontrar a saída que Levava ao "grande prêmio".
Os testes continuaram, dessa vez sem o queijo, e o ratinho encontrou a saída na metade do tempo, repetiram várias vezes à experiência e no final o ratinho saia do labirinto em menos de um terço do tempo levado na primeira vez.
Lembrei dessa história porque recentemente eu estava procurando um documento importante e pensei que pudesse estar dentro de alguma gaveta na mesa do escritório. Puxei a primeira gaveta até a metade, olhei na área visível e não achei o que estava procurando, abri as outras gavetas e continuei a busca...Nada! Imaginei que talvez estive em outro lugar e comecei a fazer uma verdadeira revolução no lugar. Uma hora depois eu ainda não havia encontrado o tal documento.
Tive um insight...Voltei a procurar na primeira gaveta, aquela que eu pensei que encontraria rapidamente o documento. Puxei a gaveta até o final e não é que o tal documento estava lá! Um pouco irritado por ter perdido uma hora do meu valioso tempo, fiquei tentando descobrir que tipo de aprendizado havia nessa situação. Nós também somos treinados a resolver diversos tipos de problemas dentro de nossas empresas, nos tornamos especialistas para cada tipo de coisa e assim como o ratinho de laboratório nós ficamos viciados em encontrar uma saída sempre da mesma maneira.
Ficamos presos ao paradigma do sucesso do passado, ficamos tão acostumados a fazer as coisas sempre da mesma maneira, e quando precisamos de novas respostas acabamos acessando a mesma fonte de sempre, e com isso repetimos as mesmas soluções, que se tornando novos problemas, já que temos que viver em um mundo que muda o tempo todo Já diz o ditado popular; "Pra quem é bom no martelo tudo na vida é prego". Por isso, nessa semana, recomendo que você faça algo diferente. Ao invés de aceitar logo a primeira resposta, pense um pouco mais, não se contente com as respostas prontas, e "abra a gaveta inteira"! Para solucionar os novos desafios que surgem todos os dias, muitas vezes precisamos desligar o piloto automático e aprender novas formas de enxergar as coisas. Os grandes líderes fazem isso o tempo inteiro.
E você o que vai fazer diferente essa semana? Sucesso!
Fernando Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário