Eu nunca fui chegada à mania brasileira de deixar para marcar tudo em cima da hora e não respeitar horários.
Mas aqui na Grã-Bretanha, a gente vive o outro lado da moeda. Os ingleses gostam de agendar tudo - até uma visita ao pub com os amigos - com muita antecedência. Um mês, pelo menos. Na pior das hipóteses, duas semanas.
Uma rápida olhada no calendário que meu marido inglês pendurou na cozinha e me dou conta que ele já registrou os eventos que temos até setembro (!). São festas de aniversário, casamentos, jantares e piquiniques aos quais já confirmamos presença e só poderemos faltar por motivos de força maior.
Tanta organização e formalidade não abre muito espaço para mudanças de planos, o que em alguns casos pode levar a algumas saias justas...
Há um tempo atrás fomos convidados para ir à casa de uma amiga, que junto com o namorado de longa data, ofereciam um "dinner party" para quatro casais.
O email de convite foi enviado devidamente com mais de um mês de antecedência para garantir que os convidados reservassem a data. O jantar foi ótimo. Sabadão de inverno, casa cheia, atmosfera agradável, comida e música boa.
Dias depois me peguei pensando no casal anfitrião e comentei com meu marido que achava que os dois não iam demorar muito a juntar os trapos. Para meu espanto, ele me disse ter ouvido que o namoro tinha acabado.
"Quando, ontem?", eu perguntei. "Não, há duas semanas", disse ele. "Mas como o jantar já estava marcado há muito tempo, pegaria mal desmarcar em cima da hora".
"Como assim???", eu reagi. Haja cortesia e sangue frio para conseguir sustentar as aparências sem demonstrar uma gota de sentimento.
E não deu para perceber nada, juro. Como por aqui as manifestações de afeto entre casais são mais contidas, o fato de eles não terem trocado abraços e estalinhos durante o jantar não levantou qualquer suspeita.
Muitos ingleses são assim. Seguem os manuais de boas maneiras à risca. Não que isso seja um defeito, pelo contrário. Eu mesma já aderi a muitos desses hábitos, só acho que poderiam ser mais relaxados e aceitar os imprevistos da vida.
Nessas horas é que eu vejo que continuo mais brasileira do que nunca...
Fernanda Nidecker
Nenhum comentário:
Postar um comentário