Cada um de nós sofre inevitavelmente derrotas temporárias de formas diferentes, nas ocasiões mais diversas. Cada uma destas derrotas e adversidades traz consigo a semente de um amadurecimento ou benefício, pois todas as vezes que superamos uma adversidade nos tornamos mais fortes emocionalmente.
A vida não esconde os sofrimentos da existência, como também não esconde as angústias que, admitindo ou não, enfrentamos momento após momento! Algumas pessoas preferem ter atitudes que lhes rouba o contato com a realidade. Há uma palavra para expressar esta maneira de lidar com os fatos: alienação. Negar a realidade, contudo, não a altera. O perigo de negar a realidade é o de transformar o verdadeiro em falso e o falso em verdadeiro, mas, mesmo assim, o que se nega não deixa de existir.. O sofrimento é um fator inerente à existência.
A cada dia teremos que lidar com momentos inesperados, como perdas, traições, falsidades, mentiras, invejas, ciúmes etc., pois esta é a condição humana, mas também é a nossa chance de a cada sofrimento que superamos, como já disse, nos tornarmos mais fortes e melhores. As pessoas se frustram quando se vêem vitimas do sofrimento. Mas a verdade é que não há como fugir da experiência universal do sofrimento. Como bem escreveu o rabino Kushner: “Todos somos irmãos e irmãs no sofrimento. Ninguém chega até nós de uma casa que nunca conheceu a tristeza”.
Antônio Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário