21 de mar de 2012

Preço de ovo da Páscoa irrita internauta

Uma comparação de preços entre ovos de Páscoa e barras de chocolate, postada no Facebook pelo perfil 


"Acorda Cidadão! Diga NÃO ao lucro abusivo!" 


conseguiu, em poucos dias, milhares de compartilhamentos e comentários na rede social. 


A imagem amplamente divulgada questiona o motivo de uma barra de chocolate de menos de 200 gramas custar R$ 4 e um ovo da mesma marca, peso e tipo de chocolate valer seis vezes mais, cerca de R$ 24. "Você consegue entender?", pergunta o post.

Para entender, a reportagem de O Tempo procurou os fabricantes de ovos. Por meio de nota, a Garoto e a Nestlé informaram que a estrutura envolvida na fabricação de produtos de Páscoa é bem maior do que na produção cotidiana: "Desde o custo de embalagem, produção do ovo (mais complexa do que o tablete), contratação de mão de obra para produção e prestação de esclarecimentos sobre os lançamentos ao consumidor".

A explicação é semelhante à da Kraft Foods, detentora da marca Lacta. A gerente de marketing de Páscoa da empresa, Mariana Perota, afirma que os ovos são embalados artesanalmente e são produtos mais frágeis, que demandam mais cuidado tanto no armazenamento quanto no transporte e distribuição, o que significa custo maior. 


Um exemplo é a entrega dos produtos. Enquanto os chocolates comuns são entregues nos centros de distribuição de cada rede de varejo, os ovos de Páscoa vão direto para cada loja, para evitar danos.

Mariana lembra também a contratação de mão de obra específica para a produção dos ovos e para promoção. "Para se ter uma ideia, a equipe normal de promotores é de 2.000 pessoas, para todos os produtos da Kraft. Nesta Páscoa, contratamos 6.000 promotores", afirma.

A reportagem fez uma pesquisa em Belo Horizonte e confirmou a diferença gritante de preços entre as barras de chocolate e bombons e os ovos de Páscoa. O bombom Serenata de Amor, por exemplo, custa R$ 0,59. Um ovo de 350 gramas, que equivale ao peso de 17 bombons, sai por R$ 30, ou o preço de 51 bombons.

Rede social

Resposta. O post com a comparação de preços entre os chocolates comuns e os ovos de Páscoa se alastrou tão rapidamente na internet que levou a Lacta a publicar uma explicação em seu perfil oficial no Facebook. As imagens mostram chocolates de várias marcas.

Um comentário:

Ana Carla disse...

Buscar saber, para sermos críticos consciente do que falamos! Boa iniciativa.

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