18 de fev. de 2013

Mitos e verdades sobre sua barriga


Você pode até dizer que não liga para barriga tanquinho ou tem orgulho do investimento em comida e bebida que ocupa sua circunferência abdominal, mas a gente sabe. Não existe homem que nunca se pegou em frente ao espelho, ao menos uma vez na vida, ponderando: estou barrigudo? Quando a resposta é sim, a estratégia de ação que sucede o incômodo varia, mas boa parte das vezes envolve medidas mirabolantes, como fazer exercícios em jejum ou aderir a dietas milagrosas.

Para ajudar você a coibir exageros rumo a um abdômen definido, Alfa consultou o preparador físico Márcio Atalla, responsável pelo quadro Medida Certa, do Fantástico – que vem tentando dar jeito na barriga fenomenal do ex-jogador Ronaldo. 

Atalla afirma: Não existe receita padrão. “Não é simples como se imagina. Como chocolate e doces todos os dias e tenho barriga definida, mas isso é mais fácil para uma pessoa com estrutura magra. Para alguém com uma estrutura um pouco mais gorda, é fundamental combinar atividades físicas de tipos e intervalos variados com alimentação balanceada.”

Independentemente da estrutura, confira o que realmente funciona quando o assunto é barriga
Fazer abdominal acaba com a barriga
MITO

O que os exercícios localizados trazem, na verdade, é o fortalecimento do abdômen. “Abdominal sozinho não resolve de jeito nenhum, está aí o Ronaldo que não me deixa mentir. Se ele contrair o abdômen, você vai ver oito gomos. Só que esses gomos não aparecem nunca, porque ele tem uma quantidade de gordura absurda”, diz Atalla. Ou seja: é melhor emagrecer um pouco antes de se dedicar a esses exercícios.

Exercício de manhã queima mais gordura
VERDADE

Pela manhã, o nível de produção de hormônios como testosterona e GH é um pouco maior. O ganho varia entre 2% e 5%. Mas se você só funciona melhor à noite, pode ser insignificante perto de outros fatores, como a disposição para treinar. Se tiver mais energia à tarde ou à noite, priorize esses turnos.

Todo mundo pode ter um tanquinho
VERDADE

Gominhos para todos! Ter um abdômen marcado não depende da genética. “Tem gente que vai ter gomo mais forte, gente que vai ter gomo menos forte, mas se a pessoa não tiver gordura na região e a musculatura for trabalhada, eles aparecem com certeza”, diz Atalla.

Cerveja dá barriga
MITO

Ainda que abundem teorias sobre barrigas de chope, o que gera acúmulo de gordura são as calorias, que podem vir tanto de uma bebida alcoólica quanto de um suco de laranja. Se você gastar mais calorias do que consome bebendo, não vai engordar.

Para emagrecer, o melhor é cortar carboidratos
MITO

“Essa é a dieta mais imbecil que existe. A pessoa seca, mas não emagrece”, diz Atalla. Basicamente, tudo o que você vai perder é um quilo de carboidratos e os três litros de água atrelados a eles – e a gordura vai continuar toda lá.

O corpo só queima gorduras a partir de 30 minutos de exercício
MITO

“É falso. Em dois minutos de exercício, mais de 50% de sua fonte de energia já é a gordura”, explica Márcio Atalla. Variar entre atividades curtas, moderadas e intensas também ajuda, pois mantém o metabolismo sempre acelerado. “Se você fizer toda vez o mesmo treino, seu corpo se adapta e fica preparado para esses estímulos”, diz.

A gordura no abdômen é a mais perigosa
VERDADE

Cuidado com a gordura visceral, acumulada na cavidade que vai dos pulmões até a cintura: os hormônios que ela produz prejudicam o fígado e aumentam a possibilidade de um ataque cardíaco.
Revista ALFA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...