
Edward Estlin Cummings nasceu no dia 14 de Outubro, em Cambridge, Massachusetts.
Estudou na Harvard University, especializando-se em literatura grega.
Durante a I Grande Guerra o poeta participou como voluntário no corpo de ambulâncias norte-americano. Foi preso, por falsa acusação de traição, durante três meses, no campo de concentração de La Ferté-Macé, em Orne, sendo libertado em Dezembro. Após a guerra, estabelece-se em França e regressa nos anos 20 e 30. Nestas décadas estende a sua criatividade aos domínios da pintura e do desenho, do bailado e do teatro, e estabelece um contato direto com o vanguardismo literário europeu.
Em 1924 intalou-se em Greenwich Village, vivendo da sua poesia e pintura, de leituras e conferências, e da ajuda familiar. Foi casado três vezes e teve uma única filha, Nancy, do seu primeiro casamento. Em 3 de Setembro de 1962, em New Hampshire, morre devido a um fulminante ataque cardíaco.
Mesmo não sendo uma representação endossada por ele, seus editores frequentemente refletem sua sintaxe atípica ao escrever seu nome em caixa baixa: e.e.cummings.
Durante sua vida ele publicou mais de 900 poemas, duas novelas, diversos ensaios e também inúmeros desenhos e pinturas.
É considerado um dos poetas que escreveu os mais emotivos poemas de amor de todos os tempos. O poema "Carrego seu coração comigo " foi lido numa das cenas finais do filme “In her shoes”, de Tony Scott, pela personagem interpretada por Cameron Diaz. Esse filme passou no Brasil com o nome de "Em seu lugar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário