Josef Breuer nasceu em 15 de Janeiro de 1842 e faleceu a 20 de Dezembro de 1925, em Viena. Foi o fundador da psicanálise.
Em 1880, teve como paciente Bertha Pappenheim, com a qual descobriu que conseguia aliviar os sintomas de depressão e histeria, depois de induzi-la na recordação de experiências traumatizantes, sofridas durante a sua infância. Para isso, Breuer fez uso da hipnose e de um método novo, que começava a dar nessa altura, os primeiros passos, a “terapia de conversa”. Bertha fascinou Breuer, durante dois anos e, conseguiu seduzi-lo. Assim, além de inventar a “terapia de conversa”, Breuer descobriu também o seu principal problema: os fenomenos que, depois Sigmund Freud chamaria, de Transferência e Contra-Transferência.
Os problemas de Bertha Pappenheim, de 21 anos, - na ficha médica "Anna O.", devido ao sigilo médico -, eram de depressão e nervosismo, com um quadro de hipocondria com os mais diversos sintomas (uma condição na época, para se denominar de "histeria").
Em certas ocasiões julgava-se paralítica, noutras acreditava estar impossibilitada de engolir e por algum tempo não conseguia comer ou beber água, mesmo estando com fome e sede. Em outras ocasiões; tinha distúrbios visuais, paralisia das extremidades e contrações musculares, perda de sensibilidade na pele, tosse nervosa, de forma que sua personalidade, ora era a de uma deficiente ora a de uma pessoa normal.
Após estimular a paciente a conversar sem rodeios e preconceitos, Breuer percebeu que a hipnose poderia ser dispensada, se conseguisse trazer à consciência as recordações mais dolorosas. Aos poucos compreendeu, que os sintomas de Bertha eram conexões simbólicas com recordações de sofrimento, relacionadas com a morte de seu pai. Dessa experiência Breuer concluiu que os sintomas neuróticos resultam de processos inconscientes e desaparecem quando esses processos se tornam conscientes. Chamou a esse processo Catarse ou “limpeza da chaminé”. Porém, Breuer não quis continuar esta prática terapêutica, nem publicou de imediato os resultados do tratamento de Bertha, mas ensinou seu método a Sigmund Freud. Quando Freud começou a usar o método de Breuer, ambos discutiam os casos dos pacientes de Freud, as técnicas e os resultados do tratamento, sendo que a sua amizade permitia que trabalhassem em conjunto.
Após algum tempo, o interesse excessivo de Breuer por Bertha, despertou a atenção da sua esposa e isso desencadeou uma crise matrimonial, que fez com que Breuer interrompesse o tratamento, com sua paciente. Bertha inventou então um estratagema e enviou um apelo ao terapeuta, afirmando estar grávida dele e em trabalho de parto. Breuer foi atendê-la imediatamente, mas no dia seguinte embarcou com sua mulher para uma viagem destinada a restabelecer o clima de afeição, na sua vida conjugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário