10 de dez. de 2007

De que tribo você é?


Existem algumas coisas que parecem impossíveis de serem entendidas.

A falta de comprometimento é uma delas. Como é que pode alguém dizer que vai fazer alguma coisa e não fazer? Como é que pode alguém colocar a sua própria palavra em jogo, descumprindo-a?

Como é que pode alguém não se importar com o impacto das suas ações para osoutros? As pessoas não se sentem envergonhadas? Como???

Pode parecer estranho ser tão contundente este posicionamento, mas as únicaspessoas que não concordam com isso são as não-comprometidas. Sem discussão. É realmente intolerável ser deixado na mão, não ter o acordado cumprido, ver que o outro não se importa e não está nem aí. E muitas vezes sobre para você ter de fazer acontecer, o que os outros não fizeram.

Desses recomenda-se à distância (literalmente). Existem coisas que não valem a pena e são sem valor porque não respeitam a necessidade de interação entre as ações das pessoas: uma pessoa faz algo que impacta na outra, que impacta na outra... e assim por diante. O importante é você estar muito atendo a mapear quem são os não-comprometidos e não entrar nesta "dança". Estes não crescem, geralmente são os motivos de muitas questões que não funcionam e são incapazes de colaborar. Nunca seja assim.

Se você quer crescer e ser reconhecido como um profissional de verdade,então se comprometa, mas demonstre em sua atitude. Palavras e e-mails aceitam qualquer coisa, mas nada melhor do que a ação para mostrar quem você é. No mundo dos negócios existem 2 tribos: os que se comprometem e os que não se comprometem.

A tribo "1" (dos que se comprometem) são os que fazem o mercado crescer, trazem reconhecimento pelas conquistas e pela diferenciação e realmente deixam sua marca "no planeta", porque é uma questão de respeito e de demonstração deste respeito. Não importa se para 1 pessoa ou para 1 bilhão de pessoas. Mas por mais inacreditável que seja, existem muito mais pessoas da tribo "2" do que da "1" e não é tão difícil assim, encontrar esta tribo em qualquer lugar.

Olhe a volta e especial olhe para si próprio e seja honesto consigo mesmo. O grande conselho é: escolha a sua tribo. Lembre-se porém que não é apenas uma questão de escolha pois o grande entendimento é: os outros já selecionaram a qual tribo você pertence, pelas atitudes que você toma...então mudar de tribo, pode ser preciso. Fique ligado. Comprometa-se.
Sílvia Somenzi
Picture by Frank Morrison

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...