As rotinas dirigem nosso destino, gostemos ou não. Freqüentemente, nós pensamos em rotina como algo monótono e indesejável. Mesmo assim, todos nós temos rotinas, e nem todas são ruins! Enquanto existem certas rotinas e hábitos que gostaríamos de mudar, como fumar e comer demais, há outras que nos levam a crescer e melhorar.
Recentemente, tive a oportunidade de tirar longas férias. Quando eu retornei, percebi que havia parado de fazer várias rotinas de exercícios. Mesmo sabendo que esses exercícios são muito benéficos, após negligenciá-los por várias semanas, voltar a essa rotina foi uma tarefa difícil. Há um estudo que afirma que são necessários 21 dias para se estabelecer um hábito positivo, e apenas três dias para perdê-lo.
Mesmo que na verdade leve um pouco mais ou menos de tempo, essa é uma boa diretriz. Saber o que devemos fazer é fácil; fazer isso é outra estória!Como podemos encontrar a energia e a força de vontade para estabelecer rotinas que nos beneficiarão, enquanto eliminamos aquelas que não nos beneficiam? Mesmo não tendo a "resposta definitiva", posso dizer que há algo que todos podemos fazer para chegar a essa utopia. Quando incluimos o desafio como parte de uma rotina, nós automaticamente adicionamos um elemento que nos permite obter mais prazer da atividade.
Essa idéia é compatível com os estudos de Mihaly Csikszentmihalyi e Martin Seligman a respeito da felicidade. Seus estudos incluem a investigação de centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, de todas as classes sociais e de diversas faixas etárias. Eles concluem que somos mais felizes quando trabalhamos por um ideal nobre. Descansar tomando sol numa praia, sem nada para fazer, tem o seu valor. Mas por estranho que pareça, entretanto, não é nessa hora que somos mais felizes! Podemos Desafiar a Rotina para alcançar mais felicidade e "fluidez" em nossas vidas.
Fazer mais exercícios e comer menos é uma decisão que tomamos freqüentemente. Infelizmente, esses maravilhosos desejos são muitas vezes abandonados como nada mais que boas idéias. A falta de ação é resultado daquela famosa frase: "Vou começar na Segunda-feira". Uma maneira de se fechar essa lacuna é estabelecer e conquistar pequenos objetivos realistas. Vejamos um exemplo. Se alguém não fez exercícios durante todo o ano passado, é realista pensar que essa pessoa começará afazer exercícios todo dia a começar da próxima Segunda-feira?
Enquanto tudo é possível, isso não é provável. Se queremos começar a fazer exercícios, podemos começar com pequnas coisas. Por exemplo, podemos iniciar o dia com um alongamento antes de levantar da cama. Podemos ir pelas escadas, mesmo que seja por um ou dois andares, ao invés de tomar o elevador. Podemos recolher nossas coisas, ao invés de empurrá-las pelo chão. Nesse caso o desafio deve ser: "o que eu posso fazer para colocar um pouco de exercício em tudo o que faço?" Quando estabelecemos objetivos atingíveis, aos poucos chegamos longe! Nossos hábitos e rotinas atuais são o resultado de muitos anos de experiência. Enquanto não é realista pensar que podemos mudar todos os nossos maus hábitos, e transformá-los rotinas benéficas já amanhã, dar pequenos passos para Desafiar a Rotina faz com que usemos nossas mentes em nosso benefício, e não em nosso detrimento.
Todos sabemos o que devemos fazer. Não é o que sabemos, mas o que fazemos,que é importante. Quando transformamos nossas rotinas num jogo e procuramos uma nova maneira de torná-las mais interessantes, nós alcançamos dois objetivos. Primeiro, entramos num estado de "fluidez", que nos leva à felicidade; em segundo lugar, estabelecemos rotinas que criam poder e energia. Desafie a Rotina hoje, para realizar muito mais amanhã.
Rob McBride
Picture by Henri Matisse
Nenhum comentário:
Postar um comentário