6 de mar. de 2008

O marketing pessoal é importante?


Este é um tema muito novo. Não se tem muitos conceitos e definições a respeito, mas com este artigo será mais fácil compreendê-lo.

Muitas pessoas confundem o assunto com "puxa-saquismo". Por não ser um assunto tão difundido, com certeza muitas pessoas utilizam este termo para vender sua imagem, porém se torna um profissional muito superficial, onde suas boas ações ou palavras não são verdadeiras, sendo estas puramente "da boca prafora".
Percebemos que, num ambiente de trabalho em constante mudança, os indivíduos não podem confiar apenas nos conhecimentos técnicos e no grau de escolaridade que possuem para permanecer nas empresas, eles precisam utilizar algumas ferramentas úteis a qualquer profissão, muitas vezes, ferramentas que não são ensinadas nos bancos escolares.

O Marketing Pessoal pode ser utilizado como divulgação de sua imagem diante das oportunidades, para que você possa ser integrado nos planos da organização. É muito importante ressaltar que a venda de uma boa imagem não é somente para a busca de um novo emprego, mas principalmente para que a pessoa cresça dentro da organização em que já trabalha. Porém, não se pode definir como uma simples propaganda da imagem pessoal, afim de que essa propaganda não se torne enganosa. A essência é mudar de dentro para fora, e aí sim, vender uma boa imagem que realmente exista. Afinal, devemos vender nosso conteúdo e não só a imagem.

Assim como produtos sofrem inovações, nós também devemos mudar, crescer eevoluir, principalmente na era em que estamos, onde tudo muda com extrema rapidez. O mundo globalizado atual está voltado para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal forma que esta seja sempre lembrada, a mais querida, a mais procurada. Isso serve para pessoas também. Uma imagem coerente e consistente deve ser criada na dose certa e de forma planejada. Essa imagem deve conter ações psicológicas positivas que dê em visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em um exemplo, um modelo a ser seguido no seu ambiente profissional, e até mesmo no pessoal, e possa fazer parte dos planos das outras pessoas.

Uma pessoa que se dedique, que possua talento e competência suficientes para exercer suas atividades e outras possíveis, desde que pratique e desenvolva seu Marketing Pessoal, pode chegar brevemente ao topo, elevando bastante seunível de confiança, credibilidade e notoriedade. Após um breve comentário sobre a importância do Marketing Pessoal, a seguir são apresentadas algumas dicas que auxiliam na criação e consolidação de uma boa imagem, indiferentemente se a pessoa já está empregada ou não:

Aparência - roupas, cabelo e acessórios são elementos importantes de suaimagem pessoal. As cores escuras ainda são as melhores para o ambiente detrabalho, principalmente para homens. Para as mulheres, uso de poucas jóias e nada de muito extravagante. A atenção dos outros não deve ser chamada pelo exagero de jóias, por roupas com cores fortes, e sim pela elegância e discrição;

Expressão facial - um sorriso sincero passa uma imagem de confiança. Olhe diretamente nos olhos das outras pessoas, com uma freqüência que deixe vocês dois à vontade. Olhar nos olhos transmite confiança, sinceridade e credibilidade. Quem olha ao redor durante uma conversa pode não estar sendo sincero ou não estar interessado no assunto.

Espaço - Ficar perto demais de uma pessoa indica que você se sente mais poderoso do que ela, ou quer invadir seu limite de espaço pessoal. Isso a deixa pouco à vontade, portanto, só aja assim se precisar defender suaposição. Porém, se você se afastar muito ou várias vezes no decorrer da
conversa dará a impressão de que está com pressa ou não é de confiança.

Expressão corporal - Sua postura e seus gestos transmitem muito mais informações do que mesmo as palavras ditas. Uma postura ereta, porém descontraída, é sinal de confiança e competência. Muito cuidado com os tiques nervosos, os cacoetes. Talvez você não perceba que fica batendo comos dedos sobre a mesa, ou empurrando as cutículas para trás, ou ainda balançando as pernas. Tais gestos demonstram nervosismo, falta de confiança e ansiedade.

A voz - é um fator chave na imagem. As características de voz incluem velocidade, altura, timbre, entonação e articulação. Uma única entonação na voz pode ser interpretada como cansaço, desânimo. Voz estridente pode indicar nervosismo. Falar muito rápido pode ser sinal de ansiedade, pressa, afobação. E por fim, tome cuidado com o uso excessivo e exagerado das mãos, elas servem para enfatizar algo que queremos dizer, mas não se esqueça que épela boca que nós falamos.

As dicas acima são simples e representam apenas uma pequena parte do querealmente existe no Marketing Pessoal, mas que se bem aproveitadas podemgerar bons frutos na vida profissional e pessoal.
Isabela Gomes
Picture by Guido Borelli

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