28 de abr. de 2008

Sentindo-se com fadiga? Exercite-se um pouco


Exercícios físicos regulares e de baixa intensidade, como por exemplo um passeio sem pressa, podem aumentar os níveis de energia de um indivíduo em torno 20% e diminuir a fadiga em torno de 65%, descobriu uma equipe da Universidade da Geórgia.

“Acreditamos que exercícios rápidos vão nos livrar do cansaço, especialmente quando já nos sentimos fatigados”, diz Tim Puetz, que ajudou a conduzir o estudo.

“No entanto, demonstramos que exercícios regulares podem, de fato, aumentar substancialmente a sensação de energia, particularmente em indivíduos sedentários.”

Puetz e um time comandado por Patrick O'Connor estudaram no Exercise Psychology Laboratory 36 pessoas que não faziam exercícios físicos regularmente e que diziam estar sempre fatigadas. Elas foram divididas em três grupos. O primeiro grupo fez 20 minutos de exercícios intensos e moderados, numa bicicleta de exercícios, três vezes por semana durante seis semanas. O segundo grupo fez exercícios similares, mas num ritmo muito mais tranqüilo. O terceiro não fez nenhum exercício físico.

Os grupos de exercícios de intensidade baixa e moderada tiveram um aumento de 20% nos níveis de energia em relação ao grupo que não fez exercícios, reportaram os pesquisadores na revista Psychotherapy and Psychosomatics. Para surpresa deles, os pesquisadores descobriram que o grupo que fez exercícios de baixa intensidade acusaram uma maior redução à fadiga, em relação ao grupo que se exercitou mais intensamente.

“Pode ser que exercícios de intensidade moderada sejam excessivos para pessoas que já se encontram fatigadas e isso pode contribuir para que eles não atinjam níveis melhores que aqueles que teriam obtido se tivessem feito exercícios de baixa intensidade”, diz O'Connor.
“Muitas pessoas trabalham em excesso e não dormem o suficiente”, diz ele. “Exercícios físicos são a forma das pessoas se sentirem mais energizadas.

Existe uma base científica para esta afirmação e há vantagens em fazer exercícios quando comparados à “energização” gerada pela cafeína e bebidas energéticas.”Vários estudos demonstram que exercícios físicos podem aumentar a energia, especialmente ao longo do tempo. A equipe de O'Connor publicou um artigo em 2006 demonstrando que os exercícios físicos podem reduzir a fadiga em pacientes com câncer, problemas coronários e outros problemas médicos.Esse estudo considerou pessoas cujas fadigas não estavam associadas a nenhuma condição médica.
Reuters

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...