7 de mai. de 2008

Preocupação excessiva com a beleza


A preocupação excessiva com a aparência e o mal estar íntimo das pessoas que se julgam “feias”, são frutos de uma sociedade que valoriza em excesso as aparências.

A quantidade de exercícios físicos, o tempo gasto para embelezar o corpo, o número crescente de cirurgias plásticas, mostra o lugar que o medo de ser feio (a) ocupa na nossa existência.

E por que essa “neura” com a beleza? No fundo, acreditamos que se tivermos um corpo bonito iremos atrair e conservar o amor de alguém. Em outras palavras, acreditamos que o amor acontece na superficialidade estética e nos esquecemos que o companheirismo, a ternura, a aceitação das diferenças, a alegria, a capacidade de diálogo, o interesse pelo outro, o respeito e o apoio à felicidade do outro, são laços muito fortes.

Esses traços atendem muito mais às nossas necessidades de relacionamento, nossas necessidades profundas do que a promoção social com a beleza do outro. Qualquer relação que supervaloriza o físico cria uma insegurança profunda nos parceiros, já que sabemos que viver é envelhecer e que todos nós caminhamos inexoravelmente para a “feiúra”.

O cuidado com o corpo, seu embelezamento, sua higiene, os perfumes, as roupas e seus enfeites são importantes. A relação humana vai, além disso. Para que serve a beleza? Para a aproximação. Será que o único e mais importante fator de aproximação entre as pessoas é a beleza física? Há outros fatores mais importantes que devem ser cultivados para o êxito das relações humanas. A alegria, a espontaneidade, o bom humor, o entusiasmo, a autonomia, a capacidade de se expressar, o dom de admirar os outros, a amabilidade, o afeto e o acolhimento são formas muito mais intensas de atração do que a beleza física.
Antônio Roberto

3 comentários:

teresa disse...

É a cultura do superficial, do passageiro, o medo do essencial.
Bjs

Unknown disse...

Muito bom! Depois dá uma olhada também nesse texto aqui: http://www.betoveiga.com/log/index.php/2008/02/o-brasil-continua-dando-lucro-para

Abs!

Anônimo disse...

Esse endeusamento da beleza física que para ser aceito a pessoa tem que ser linda, é uma agressão a todos nós, que causam tristezas e até a morte de pessoas que buscam desesperadamente a beleza que a sociedade impõe. Esquecendo que o caráter, a moral, a fidelidade do ser humano que é o mais importante acabou ficando em segundo plano.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...