9 de mai. de 2013

Pensando positivamente

Heinrich Campendonk
Imagine que você decidiu assumir o comando da sua vida. 

Percebeu que ultimamente sua vida estava sendo decidida mais pelos outros do que por você mesmo? 

As coisas não estavam muito sobre o seu controle. Às vezes, isso pareceu ser mais fácil, mas quando percebeu quanta autonomia perdeu, decidiu assumir a responsabilidade pelas suas escolhas e pelo seu caminho. Tomada essa decisão, outras escolhas se fazem necessárias. Por exemplo: a forma como você pensará. 

Pode parecer loucura, mas fazemos isso o tempo todo. Você, basicamente, tem dois caminhos: pensar positivamente ou pensar negativamente. Antes de tomar a sua decisão, leia o seguinte pensamento: "Nada no mundo pode impedir um homem com uma atitude mental positiva de realizar seus objetivos. Nada no mundo pode ajudar um homem com uma atitude mental negativa". 

 A Atitude Mental Positiva ou AMP, como iremos chamá-la, foi definida por Napoleão Hill (um dos maiores estudiosos do êxito e da excelência humana) como: “Um estado mental honesto, confiante e construtivo que um indivíduo cria e mantém através de métodos de sua própria escolha e mecanismos oriundos de sua força de vontade, baseado nos motivos de sua adaptação”. Muitas foram as interpretações dadas a esse conceito. 

Pessoas extraordinárias e muito bem-sucedidas a estudaram e praticaram nas últimas décadas. Ainda no século passado, esse conceito foi ampliado pelo grande empreendedor Clement Stone: “Você é o produto da hereditariedade, ambiente, corpo físico, consciente, subconsciente, posição em direção no tempo e no espaço, além de algumas incluído poderes conhecidos ou não. Quando você pensa com atitude mental positiva, pode afetar, usar, controlar, se harmonizar ou neutralizar qualquer um ou todos esses fatores. Você pode direcionar seus pensamentos, controlar suas emoções e estabelecer um destino. Você é uma mente com corpo”. 

A AMP é capaz de gerar grandes transformações em nossas vidas. A forma como vemos o mundo está diretamente relacionada com o tipo de pensamentos que mantemos em nossa mente. Normalmente, ela é monofocal, ou seja, foca apenas uma coisa de cada vez. Podemos receber milhares de estímulos simultaneamente. Eles passarão por um filtro no seu processo de interpretação no nosso cérebro. Alguns serão selecionados de acordo com o filtro escolhido. Quando sou questionado pelo modismo do pensamento positivo, costumo responder que realmente ele é recente e, sendo assim, faço a seguinte citação: “Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. 

A excelência, portanto, não é um feito, é um hábito”. Há mais de dois mil anos, Aristóteles já nos mostrava a importância da percepção, da aprendizagem e do foco construtivo. Por outro lado, quanto mais negativamente você pensa e age mais condicionado a esse comportamento se torna seu cérebro. Vias neuronais são ativadas tornando gradualmente vias preferenciais aos estímulos que você é apresentado. A tendência a ver as coisas sempre de forma negativa e insatisfatória está sendo, assim, reforçada e priorizada. Você deve se lembrar daquele célebre personagem, o “Uruca”. Tudo para ele dá errado, a ponto de andar com uma nuvem negra cheia de raios sobre a cabeça. 

Todos nós conhecemos alguém assim, seja no trabalho, na família, no nosso círculo de amizades. Temos ainda outro personagem clássico: “Oliver Hard”, talvez os mais jovens não se recordem da sua frase típica: “Oh Deus, oh vida, oh azar”. Pergunto-me constantemente quanto tempo suportamos viver ao lado de pessoas que reclamam o tempo todo. Você gosta de passar a sua vida ao lado de pessoas assim? Talvez não, então assuma o comando e, dentro do possível, se afaste de pessoas negativas. Talvez você não se importe, achando que isso não interfere na sua vida. Vou lhe dar o resultado de uma pesquisa com jovens: o jovem saudável que tem um relacionamento próximo de jovens dependentes químicos tem oito vezes mais chance de se tornar um dependente químico, comparado a um jovem saudável que convive constantemente com jovens saudáveis. Vou ser menos sutil. Dificilmente conseguiremos lidar com muito lixo sem sair cheirando mal. 

Um dos riscos é que com o tempo não percebemos mais o mau cheiro e tudo vira normal. A mesma coisa acontece com os pensamentos negativos: eles se tornam habituais, aceitáveis e até coerentes. Quando você permite que sentimentos negativos como mágoa, tristeza, baixa auto-estima, ódio, desejo de vingança, entre outros, conduzam sua vida, os resultados serão ligados a esses sentimentos, e você não pode reclamar dos resultados, pois abdicou do comando da sua vida. Podemos romper esse padrão de pensamento através do que chamamos de técnicas cognitivo-comportamentais. Em última instância, a AMP contribui para a geração de outras vias neuronais predominantes, de pensamentos mais produtivos e saudáveis, estimulando a criatividade e melhorando nossos resultados. Pensar positivamente ajuda você a acreditar na possibilidade de realizar seus sonhos e objetivos. 

Esse é primeiro passo para realizar algo, porém não é o único. Conheço inúmeras pessoas que se iludem dizendo que pensam positivamente, que tudo dará certo, que não existirão desafios, afinal elas utilizam a AMP. Pergunto para elas o que estão fazendo para realizar seus sonhos, e a resposta mais comum é que estão esperando as coisas acontecerem. “Sonho sem ação é fantasia e ilusão.” Para realizar o que desejamos, é fundamental a AMP, como também é fundamental uma boa estratégia, crenças fortalecedoras, muita motivação, dedicação, além de outras coisas. A AMP é fundamental, porém não é a única coisa importante. Então, me perguntam se isso não é auto-ajuda. Isso é autodesenvolvimento. Acredito que nos ajudamos ou destruímos, a escolha é nossa. Lembre-se de que estamos nos relacionando com o ambiente o tempo todo. Você tem sido um gerador de circunstâncias ou uma vítima das circunstâncias? Utilize a sua neurofisiologia a seu favor. Estabeleça um processo mental de alto nível. Seja proativo, estabeleça com referência o melhor de você. Ouse, acredite, realize e viva intensamente cada dia de sua vida, com fé, entusiasmo, amor e sabedoria.
Joseraldo Furlan

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...