2 de dez. de 2008

Sodoma e Gomorra


No Antigo Testamento existe uma passagem muito interessante. 


Havia duas cidades: Sodoma e Gomorra. Deus resolveu destruí-las. Chamou Ló e a mulher de Ló e lhes disse: “Vou destruir as duas cidades, mas se quiserem salvar-se podem sair correndo na hora que eu as estiver destruindo. A única condição é: quando correrem, não olhem para trás.” 


Na hora em que as larvas, o fogo e os raios começaram a explodir as duas cidades, o casal saiu correndo, mas a mulher de Ló, cheia de curiosidade, resolveu olhar para trás. Na mesma hora ela foi castigada, virando uma estátua de sal. Livrar-se do passado é condição fundamental para a paz de espírito e do coração. A saudade, a mágoa e a culpa são os sentimentos de quem sofre com o que já aconteceu. Resolver o passado não é esquecê-lo. 


É parar de sofrer com ele. Se você cai e machuca a mão, provavelmente sentirá muita dor na hora e talvez ainda nos dias seguintes. Passado, porém, mais tempo, ainda que você se lembre da queda, sua mão não voltará a doer. Assim também deve ser o sofrimento emocional. Para isso, é importante ter consciência de que o que foi feito não existe mais. É preciso não ficar alimentando a mágoa através de pensamentos constantes sobre o ocorrido. Expressar a raiva quando alguém nos faz algum mal, não reprimir essa raiva, é também importante para não continuarmos magoados. A mágoa é uma raiva guardada para depois (é o ódio congelado). 


A mágoa não no traz nenhum benefício, pelo contrário, o principal prejudicado é aquele que deixa seu coração cheio de rancor. A mágoa no faz prisioneiro do nosso malfeitor. E é uma pessoa que não deveria mais estar presente no nosso coração. Através da mágoa, ela permanece.
Antônio Roberto

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente!!! Muito bom, o texto escolhido.
Com relação a guardar mágoas só posso dizer que se trata de pedras que se não deixadas para trás, passamos a carregá-las até o final de nossas vidas... Quanto peso carregado sem motivo.
Obrigada por me lembrar disso. Foi muito importante!!!
Gostei muito de sua página.
Uma ótima semana para ti,
Lídia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...