5 de dez. de 2009

Joseph H. Pilates


Joseph H. Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Sofria de asma e febre reumática quando era criança.

Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro. Neste período teve a inspiração para desenvolver o método que ajudaria seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera.

Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da inglaterra, em 1918.

Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo. Em 1920 já tinha um método estruturado. Iniciou então uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos. Em 1926, Pilates emigrou para os Estados Unidos. 


Foi nesta viagem de navio que conheceu Clara, sua esposa. Juntos trouxeram a idéia para New York abrindo o Pilates Studio. Lá Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico. O estúdio funciona até hoje e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente até a década de 1960. Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Grahan e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio neste estúdio. 


 O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal. O método consiste em mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. 


Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...