30 de out. de 2010

Eurípedes Barsanulfo - breve resumo de sua vida


Nasceu e viveu em Sacramento, Minas Gerais, de 1880 a 1918, tendo falecido na epidemia de gripe espanhola. Eurípedes era de família pobre, inserido num contexto rural e católico. Destacou-se desde cedo por sua capacidade intelectual e liderança na comunidade. 


Teve oportunidade de estudar no Colégio Derwil de Miranda, cujo diretor, que dava nome à escola, havia freqüentado o famoso Colégio Caraça. Derwil lhe passou a cultura herdada dos padres lazaristas, mas não os seus métodos autoritários e punitivos. Eurípedes iria se afastar ainda mais da proposta pedagógica, iniciando algo inédito na região e, mesmo, no Brasil. 


Na adolescência e na primeira juventude, participou de várias atividades religiosas, políticas, artísticas e sociais na cidade. Fundou um grupo de teatro, a Gazeta Sacramentana, a Associação Beneficente São Vicente de Paulo e junto com outros professores o Liceu Sacramentano. Elegeu-se vereador em 1904 e exerceu dois mandatos. Como membro da Comissão de Instrução Pública, lutou pela implantação de escolas públicas na cidade e pela laicização do ensino. Trouxe a primeira estrada de ferro a Sacramento e militava pela melhoria das condições de higiene e de saúde da população. 


No mesmo ano em que foi eleito vereador, converteu-se ao espiritismo, tornando-se fervoroso adepto da doutrina de Allan Kardec. Entra em polêmica com a Igreja Católica, incluindo os bispos da região, que antes o viam com bons olhos. Funda em 1907 o Colégio Allan Kardec, uma escola gratuita, onde aplica uma proposta inovadora de educação. Era uma escola ativa, sem recompensas e punições, com muita afetividade e atividades éticas de que os alunos participavam. Eurípedes era famoso como médium receitista, aviando em torno de mil receitas mediúnicas por dia para doentes do Brasil inteiro. É considerado o iniciador da Pedagogia Espírita no Brasil e no mundo. 
Dora Incontri
Veja também : Deus

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...