9 de jun. de 2011

Perfume naturalmente atraente

Vários animais são influenciados por substâncias secretadas por membros de sua própria espécie. Algumas dessas substâncias têm aroma reconhecível; outras, como os feromônios, não têm qualquer cheiro, mas também são detectadas pelo nariz.

Feromônios são substâncias químicas pouco voláteis que provocam respostas fisiológicas em animais de mesma espécie. Os feromônios influenciam, por exemplo, a escolha de parceiro sexual: a fêmea preferida, considerada a mais atraente, tende a ser aquela cujo período fértil está mais próximo.

Isso vale para animais não-humanos. E para nós? Até recentemente não havia estudos significativos sobre a influência dessas tais substâncias químicas produzidas por mulheres em período fértil sobre o comportamento sexual dos homens.

Mas Miller e Maner, da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA, publicaram em março de 2010 um estudo em que testaram a variação dos níveis de testosterona – hormônio masculino relacionado ao interesse sexual - em homens após cheirar o suor de mulheres em diferentes períodos reprodutivos. E provaram que de fato há uma resposta fisiológica masculina ao aroma de mulheres próximas ao seu período fértil.

A dupla de pesquisadores recrutou jovens mulheres e pediu-lhes que usassem a mesma camiseta para dormir durante três dias – os dias 13, 14 e 15 do ciclo reprodutivo, próximos à ovulação –, e depois uma nova camiseta por outros três dias – dias 20, 21 e 22 do ciclo reprodutivo, distantes da ovulação. No fim de cada noite as mulheres mantinham as camisetas congeladas num saco plástico para evitar que o odor se perdesse ou fosse influenciado por fatores externos.

Alguns dias após a coleta das camisetas, voluntários homens foram designados para cheirá-las. Minutos depois, os níveis de testosterona destes homens foram medidos através de amostras de sua saliva. Os voluntários que cheiraram as camisetas suadas no período fértil feminino apresentavam níveis maiores de testosterona do que aqueles que cheiraram as outras camisetas, indicando que pistas olfativas relativas à ovulação são capazes de afetar a fisiologia masculina. Em comparação, cheirar camisetas "controle", nunca usadas, não afeta os níveis de testosterona nesses homens.

O perfume natural das mulheres tem, portanto, poder de atração sobre os homens, podendo não só ser detectado como também provocar mudanças fisiológicas neles, ainda que inconscientemente.

Embora provem pela primeira vez que os homens respondem fisiologicamente ao aroma de mulheres em período fértil, os pesquisadores ainda não sabem qual é a substância produzida pelas mulheres, nem como ela age nos homens. Novos estudos dirão...

Antes da multimilionária indústria dos perfumes apostar em fragrâncias para aumentar o poder de sedução das mulheres, a natureza já se prestou a tal trabalho. Então, antes de gastar rios de dinheiro em perfumes para atrair o sexo oposto, pense que talvez você já tenha tudo o que precisa exalando do seu próprio corpo, naturalmente, mesmo que você não perceba.

2 comentários:

Anônimo disse...

dize-se que a fêmea exala um cheiro muito ruim quando se vê "obrigada", coagida, a transar para preservar a sua espécie. quando transa com quem não quer é como os gambás

Marta Bellini disse...

Assisti no GNT um ótimo documentário sobre o tema exposto. Muito bom.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...