20 de abr. de 2013

Antes de morrer, eu quero...

Anthony Freda

"Ser feliz". "Viajar pelo espaço sideral". "Ter dois filhos". "Encontrar o amor verdadeiro". "Abraçar um uso panda". Depois de ouvir a resposta de centenas de pessoas sobre o que cada um gostaria de fazer antes de bater as botas, as americanas Nicole Kenney e KS Rives conseguiram um rico material sobre os desejos humanos.
"Queria fazer as pessoas pensarem sobre o que é realmente importante em suas vidas com a indagação", diz Rives, que escolheu retratar as respostas com Polaroids logo após a "morte" desse estilo de fotografia. Depois do clique, pedia para cada entrevistado anotar na imagem a sua resposta.

A dupla descobriu que há o grupo de pessoas altruístas, que desejam coisas boas para a humanidade; os que são mais materialistas e que querem "ter sucesso" ou "ficar rico"; e que há ainda os que buscam a espiritualidade, como "encontrar Deus" ou "ficar em paz". Um material que traz nas entrelinhas não só os valores de certos grupos e sociedades - elas fotografaram os desejos de americanos, indianos e também de pacientes e funcionários de hospícios - mas também a relação das pessoas com sua própria mortalidade.

O site é atualizado com novos retratos e em alguns anos as artistas vão entrar em contato com os participantes para ver se eles têm alcançado seu objetivo ou por que não deram passos nesse sentido. "Vou pedir para eles escreverem ao lado da foto no site - uma maneira de motivar e lembrar as pessoas a dar atenção aos seus sonhos", diz Rives. Como respondeu uma das entrevistadas, "antes de morrer eu quero viver".
Vida Simples

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...