3 de mai de 2013

Controle do Stress


Pensando em facilitar a vida de quem sofre com o stress, ansiedade e irritabilidade, mas não sabe como realizar ou encaixar a meditação no dia-a-dia, a PhD em terapia comportamental e psicologia social, Alice Boyes, propôs cinco dicas para incorporar essa prática a sua vida: 

- Primeiro, é importante que a pessoa preste atenção em seus pensamentos, perceba como está respirando e se questione sempre “Estou respirando muito rápido?”. Desta forma, o paciente passará a ter maior consciencia corporal. Ele poderá reconhecer, por exemplo, se está irritado antes mesmo de tomar qualquer atitude.

- Compreenda os princípios da meditação. Muitos pensam que o objetivo da técnica é apenas se concentrar sem pensar em mais nada. Porém, mais importante do que se livrar dos pensamentos é entender sobre o que está se pensando e porque esses pensamentos sempre vêm à tona. “Você não pode reestruturar seus pensamentos se você não tiver, inicialmente, desenvolvido a capacidade de identificar o porquê da existência deles", diz Alice.

- Pratique a meditação da forma que achar mais confortável. Caminhar, por exemplo, é uma boa solução. A meditação a pé pode ser, inclusive, dividida em etapas: (1) perceba como seu corpo reage à caminhada (2) sinta, de fato, a respiração (3) sinta como o ar ou vento toca sua pele (4) preste atenção no que você escuta e (5) preste atenção no que você pode ver ao seu redor. “Não fique procurando coisas, deixe que elas apareçam para você. Deixe sua consciência te levar que, naturalmente, os pensamentos serão substituídos por outros”, explica a psicóloga.

- Comece pela prática diária informal - como no caso da meditação na caminhada - para depois incorporá-la em sua rotina. A técnica informal pode ser feita de várias maneiras e prestar atenção às sensações cada vez que você alternar tarefas é uma delas. Aos poucos, os iniciantes perceberão que a meditação estará presente no seu dia a dia. 

- Comece a praticar cerca de três a cinco minutos por dia – as pessoas que costumam meditar relatam que começaram com uma média de três minutos diários ou até menos. “Mesmo com pouco tempo de prática, a meditação é uma maneira de aumentar a capacidade de resistência ao stress. E se você sofre desse mal, ela o ajudará a reduzi-lo e acalmará o seu sistema nervoso”. 
 
Abílio Diniz
Psychology Today

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...