26 de jul. de 2013

Espiritualidade e Fé

Salvador Dali

Apresentar alguns conceitos de espiritualidade aos filhos menores muitas vezes não é uma tarefa simples. Mas a maioria dos especialistas concorda que a melhor forma de despertar a espiritualidade nas crianças continua sendo através do exemplo dos próprios pais. 

“Não podemos simplesmente ensinar a espiritualidade como se ensina matemática. Os conteúdos transmitidos precisam sempre ser reforçados por meio da atitude exemplar dos adultos, para que possam servir de apelo aos sentimentos infantis”, explica o psicólogo Luís Augusto Sombrio, que mantém o site Viver com Alma.

Segundo o especialista, um dos principais ensinamentos a ser passado às crianças é valorizar as pequenas coisas da vida - como um almoço em família, um encontro com amigos ou um abraço em uma pessoa querida. "Atitudes como estas não dependem de uma religião, por exemplo. Elas são parte da formação do caráter do cidadão, independente da doutrina que ele siga", diz. 

Sombrio afirma que quando o assunto é espiritualidade, é difícil definir regras ou montar um “passo a passo”. Ainda assim, ele descreve algumas iniciativas que podem ajudar os adultos nessa difícil tarefa: 

Adultos, sejam serenos 
“Isto é de longe o mais importante. A serenidade ajuda na reflexão antes de agir, assim como evita ações impulsivas resultantes de sentimentos imaturos. E serenidade não se ensina, se exemplifica."

Reuniões semanais que envolvam a família
“Muito utilizada na religião espírita, essa ideia preconiza a reunião semanal familiar. É um momento para a família conversar sobre temas relacionados à espiritualidade. E essa iniciativa não demanda muito tempo, pois os encontros não devem ser longos."

Convide a criança para participar de uma “espiritualidade-ação”
“O termo é usado para ações solidárias, como, por exemplo, quando se leva brinquedos a crianças carentes; quando todos da casa arrecadam valores, por menores que sejam, para ajudar alguém ou uma causa; quando dialoga-se carinhosamente com pessoas em situação de privação, e assim por diante.”

Atividades religiosas voltadas para crianças
"Se os pais frequentam alguma instituição religiosa, sugiro verificar se esta possui atividades educativas para as crianças. Em caso positivo, o ideal é que elas frequentem algum desses espaços para interagirem com outras crianças.”

Prece antes de dormir
“O velho hábito da prece ao deitar acompanhada pelos pais, além de proporcionar o contato da criança com o divino, conjuga sentimentos de amor e proteção sempre presentes nestas situações. Vejo no consultório que algumas pessoas continuam a lembrar destes momentos da infância como sendo muito especiais.”

Mariana Uchôa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...