Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em 28 de abril de 1884 no Engenho Pau D'arco, localizado na Vila do Espírito Santo, Paraíba, onde morou até os 24 anos, quando a propriedade teve que ser vendida para o pagamento de dívidas.
Em 1903 matriculou-se na Faculdade de Direito de Recife, formando-se bacharel quatro anos depois. Apesar da formação acadêmica, preferiu exercer as funções de professor no Liceu Paraibano.
Em 1910 casou-se e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde continuou lecionando. Dois anos depois publicou o livro de poesias "Eu", que causou enorme polêmica devido a sua linguagem "malcriada", se comparada às obras Parnasianos do mesmo período.
Em 1914 transferiu-se para o Estado de Minas Gerais, onde assumiu a direção de um grupo escolar na cidade de Leopoldina.
Ainda nesse ano apanhou uma forte gripe, que o levou a morte a 12 de novembro de 1914. Augusto dos Anjos obteve muita popularidade graças a sua linguagem, que era, ao mesmo tempo elaborada e incrivelmente vulgar.
Além disso, o pessimismo e as incertezas perante um novo mundo que surgia foram fatores determinantes para que o autor atingisse altos índices de popularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário