12 de mai. de 2007

Immanuel Kant


Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1724 na cidade de Königsberg, um território no litoral sul do Báltico, parte da Rússia desde 1946.
Kant era filho de um artesão que trabalhava couro e fabricava selas. Sua mãe, de origem alemã, embora não tivesse estudo, foi mulher admirada pelo seu caráter e pela sua inteligência natural.
Em Königsberg passou toda a vida, onde estudou, obteve seu doutorado, escreveu e ensinou.
Em 1770, tornou-se professor de Lógica e Metafísica e lecionou durante os 27 anos seguintes, conquistando o afeto e admiração de seus alunos. Kant deixou a universidade em 1797, aos 73 anos de idade. Seus ensinamentos, que abrangem quase todos os campos de Filosofia, obtiveram grande reconhecimento internacional.
Kant abordava o estudo da religião de forma bastante diferente daquela ensinada e aceita na época. Seus ensinamentos eram baseados no racionalismo e não na revelação, ou seja, ele baseava suas crenças religiosas principalmente na lógica, e não na simples fé.
Em 1792, Frederico Guilherme II, Rei da Prússia, proibiu Kant de escrever ou ensinar assuntos religiosos - ordem que Kant obedeceu até a morte do rei, que ocorreu cinco anos depois. Em 1798, Kant publicou suas visões religiosas.

A filosofia moral de Kant afirma que a base para toda razão moral é a capacidade do homem de agir racionalmente. O fundamento para esta lei de Kant é a crença de que uma pessoa deve comportar-se de forma igual a que ela esperaria que outra pessoa se comportasse na mesma situação, tornando assim seu próprio comportamento uma lei universal.
A lei moral de Kant é baseada na idéia de que os seres humanos são racionais e independentes. Em sua obra, Metafísicas da Ética (1797), Kant propõe que a razão humana é a base da moralidade. Segundo Kant, toda ação deve ser tomada com um senso de responsabilidade ditado pela razão. Kant também afirmou que nenhuma ação baseada apenas na obediência da lei deve ser considerada como moral.

Immanuel Kant é considerado o mais influente filósofo da modernidade. Suas idéias inspiraram outros grandes filósofos como Hegel, Sartre, Peirce, Schopenhauer, Marx entre outros.
Seus ensinamentos influenciaram o Direito Internacional, a Pedagogia e a Sociologia; o impacto de suas obras é incalculável. Ele foi, sem dúvida, um dos mais influentes filósofos na história do mundo. Kant faleceu em 12 de fevereiro de 1804.
"A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem"
Kant

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...