12 de mai. de 2007

Cecília Meireles



Cecília Meireles nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 07/11/1901.
Órfã desde muito novinha, aos 3 anos já perdera os pais e três irmãos que nem chegou a conhecer, foi criada pela avó Jacinta Garcia Benevides.
Desde cedo habituou-se ao exercício da solidão, tendo precocemente desenvolvido sua consciência e sensibilidade. Começou a escrever poesia aos 9 anos de idade. Tornou-se professora pública aos 16, destacando-se como aluna exemplar, merecendo a estima dos mestres. Dois anos depois iniciou sua carreira literária com a publicação de Espectros (1919), uma coleção de sonetos simbolistas.
Entre 1925 e 1939 dedicou-se à sua carreira docente publicando vários livros infantis e fundando, em 1934 a Biblioteca Infantil do Rio de Janeiro, a primeira biblioteca infantil do país.
A partir deste ano ensinou literatura brasileira em Portugal (Lisboa e Coimbra) e em 1936 foi nomeada para a UFRJ, recém-fundada.
Cecília casou-se duas vezes e deixou três filhas.
Cecília reaparece no cenário poético após 14 anos de silêncio com Viagem (1939), considerado um marco de maturidade e individualidade na sua obra. Por esta obra recebeu o prêmio de poesia daquele ano da Academia Brasileira de Letras.
Daí em diante dedicou-se à carreira literária, publicando regularmente até a sua morte.
Vários de seus livros são inspirados nas muitas viagens que fez viagens estas de grande significação, pois a autora extraiu do contato com gente, costumes e idiomas diferentes matéria de melhor compreensão da vida e da humanidade.
Cecília Meireles morreu em 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro.
No ano seguinte, a ABL concede-lhe postumamente o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...