George Ivanovitch Gurdjieff nasceu em Alexandropol, Rússia, provavelmente no ano de 1866. Seu pai era grego e sua mãe, armênia. Sua infância e juventude foram marcadas por contatos com diversas formas de conhecimento e espiritualidade, pois sua cidade natal era berço de uma mistura bastante rica de tradições e isso permitiu a Gurdjieff experiências muito peculiares. Depois de sair da casa de seus pais, em 1883, Gurdjieff mudou-se para Tiflis e nesta época começou suas viagens e estudos junto a centros religiosos e esotéricos da época. Anos depois ele viajou para Constantinopla onde teria conhecido algumas téquias sufis, notadamente a ordem dos Mevlevi e a dos Bektashi. Gurdjieff ensinou o autoconhecimento profundo, através da lembrança de si, transmitindo a seus alunos, primeiro em São Petersburgo, depois em Paris, o que aprendera em suas viagens pela Rússia, Afeganistão e outros países.
O ensinamento de Gurdjieff foi transmitido de forma clara para o Ocidente por seu discípulo, Peter Ouspensky, a quem o Mestre permitiu que fossem tomadas notas de suas conferências em Moscou, São Petersburgo e outras cidades da Rússia. O fruto deste trabalho resultou no livro Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido - Encontro com o Milagroso, que traça de forma didática as principais lições do mestre greco-armênio, então residente na Rússia. Mesmo separado posteriormente de seu instrutor, P.D. Ouspensky jamais deixou de orientar-se pelas lições tomadas pelo Mestre, particularmente em seu próprio círculo em Londres onde desenvolvia o "trabalho". Após sofrer um grave acidente automobilístico em meados dos anos 30, Gurdjieff dedicou-se a escrever seus livros, dando origem à trilogia composta por Relatos de Belzebub a seu Neto, Encontros com Homens Notáveis e O Mundo só é Real quando eu Sou.
Para o homem, a mais alta realização é ser capaz de fazer.
Lembre-se de você mesmo, sempre e em toda parte.
Se você sabe que isso é mal e, apesar de tudo, o faz, comete um pecado difícil de redimir.
O verdadeiro sinal de que um homem é bom é ele amar seu pai e sua mãe.
Só ajude aquele que não é um ocioso.
Não julgue um homem pelo que falam dele.
Junte a compreensão do Oriente e o saber do Ocidente, e em seguida, busque.
Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles são mais sensíveis.
Durma pouco sem se queixar.
Vale mais ser temporariamente um egoísta do que nunca ser justo.
Ensinando aos outros, você mesmo aprenderá.
Feliz aquele que tem uma alma. Feliz aquele que não a tem. Infelicidade e sofrimento para aquele que só tem a semente dela.
A esperança inquebrantável é força. A esperança mesclada de dúvida é covardia. A esperança mesclada de temor é fraqueza.
Um comentário:
Gostei muito do post.
Vou seguir o seu blog.
Parabéns pelo belo trabalho.
De meu turno, recentemente eu
criei um blog, e gostaria que você fizesse parte da minha lista de amigos.
Caso queria conhecer, esse é o endereço:
http://santuariointerior.blogspot.com
Votos de profunda paz e harmonia.
RODRIGO
Postar um comentário