8 de abr. de 2008

Tensão


Tensão é um estado de luta. É uma preparação do corpo para se defender das ameaças externas. A maioria de nós é cronicamente tensa.
Acostumamo-nos a ver perigo em tudo, a achar que as pessoas não nos querem bem, que o mundo é mal, que a vida é perigosa.
A partir daí, estamos sempre à espera do pior. E somos alimentados nesses pensamentos pelas outras pessoas que também vivem sob tensão pelas notícias que acompanhamos diariamente nos jornais, pelas pessoas que nos cercam e, com a melhor das intenções, nos advertem dos perigos da vida.

O mundo, sem dúvida alguma, nos apresenta certo grau de ameaças reais e imediatas. O grau de preparação para enfrentá-las, traduzida em tensões musculares no nosso corpo, é excessivo e representa mais os nossos pensamentos catastróficos sobre o futuro numa tentativa infrutífera de controlarmos antecipadamente o que de ruim possa nos acontecer. E, como pensamos constantemente o pior, estamos sempre em estado de alerta, de ansiedade e de preocupação. Por outro lado, é real que vivemos numa era de ansiedade, pressa, conflitos, incertezas.

A multiplicidade de papéis que exercemos a pressão para o sucesso profissional, financeiro e a cobrança excessiva de perfeição são fatores desencadeantes de uma maneira de viver estressada que, à medida que se torna habitual, também se torna inconsciente. Só percebemos nosso grau excessivo de tensões quando aparecem os sintomas mais intensos: insônia, infarto, pânico etc. Uma boa opção é se dedicar a um cuidado corporal através de técnicas – hoje amplamente disponíveis –, que nos ensinem novamente a estar com o corpo em paz.
Exercícios físicos, massagens, técnicas respiratórias, relaxamento, meditações, descansos programados são apenas algumas possibilidades. Não tenha medo de parar a máquina. Você não vai sucumbir, não vai fracassar. Ao contrário, quanto mais relaxados estivermos, mais espontâneos, mais alegres vamos ficar. E esse estado de energia nos conduzirá a relacionamentos mais amorosos e mais harmoniosos. E aí teremos o verdadeiro sucesso: social e, sobretudo, pessoal.
Antônio Roberto

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...