28 de mai. de 2008

Chocolate para diabéticos


O chocolate, quem diria, pode fazer bem a pessoas diabéticas. Sob condições, é claro. O chocolate em questão precisa ser do tipo amargo (enriquecido com uma substância específica) e deve ser consumido em dose moderada. De acordo com uma pesquisa conduzida por cientistas alemães, o consumo de uma xícara de chocolate amargo enriquecido com ‘flavonóides’ pode ajudar diabéticos a prevenir doenças cardíacas.

O estudo, publicado na revista científica Journal of the American College of Cardiology, sugere que os compostos conhecidos como flavonóides, presentes no cacau, principal ingrediente do chocolate, seriam os responsáveis pela ação benéfica da bebida. Os flavonóides – também presentes no vinho tinto - impulsionam o aumento da produção de óxido nítrico, que atua no relaxamento e dilatação das artérias.
O consumo de chocolate amargo enriquecido com flavonóides, demonstrou ser eficaz na normalização das funções arteriais dos diabéticos.
Para realizar o estudo, os cientistas alemães desenvolveram um tipo especial de chocolate com alta concentração de flavonóides. A equipe testou os efeitos do consumo em um grupo de dez pacientes diabéticos, que tomaram um copo do chocolate enriquecido, três vezes ao dia, durante um mês. Segundo os resultados observados pela equipe, a habilidade de dilatação das artérias aumentou quase que imediatamente após o consumo da bebida.
O pesquisador ressalta, no entanto, que sua pesquisa não é sobre o chocolate, mas sobre os flavonóides. E mesmo o uso destes a favor dos diabéticos ainda precisa ser melhor estudado por especialistas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...