8 de jul. de 2008

Os dias da vida são como impressões digitais


Os dias da vida são como impressões digitais: "não há dois iguais".

Hoje alguém no messenger me disse que gostaria de ser informada se um dia nós fôssemos fazer uma palestra na região onde ela mora, e me fez uma pergunta interessante:

"Se eu estivesse no auditório onde vai dar sua palestra o que eu iria ouvir".

Resolvi então escrever nosso texto de hoje baseado nesta pergunta. Numa palestra sobre motivação e autodesenvolvimento profissional enfocamos as mudanças atuais e os novos paradigmas que precisamos perceber, a necessidade de autoconhecimento para que nós possamos nos conhecer, pois quem não se conhece, não conhece os outros.

Mostramos a diferença entre incentivo, que é o que vem de fora e a motivação que é o que colocamos dentro de nós para melhorar o meio onde vivemos. Ressaltamos que é momento de educar com persistência para alterar comportamentos e mudar hábitos. Hora de incentivar sugestões, analisar novas idéias, mesmo as mais malucas. Momento de ativar a sensibilidade e a percepção para captar as mudanças, tanto as externas quanto às internas.

Cuidado, mas muito cuidado, com a paralisia de paradigmas e frases como "sempre foi assim sempre deu certo", ou "em time que está ganhando não se mexe", elas devem sair de nosso vocabulário. Portanto é hora de avaliar os pessimistas que estão em nosso caminho e refletir sobre esta frase: "Os que dizem que não da para fazer devem sair do caminho daqueles que estão fazendo".

Momento de escutar o que vem de fora, inclusive fornecedores e concorrentes. Adquirir o hábito da leitura sobre aquilo que nada tem a ver com sem trabalho. Lembrar-se que as mudanças geralmente começam no limite, mas não é preciso estar na UTI para adquirir melhores hábitos de qualidade, inclusive de Vida.

Hora de acompanhar o impulso das mudanças, com coragem e confiança nas idéias, lembrando sempre que os pioneiros não tem estatísticas para provar que suas idéias estão certas; mas depois virão os que perguntarão: "é seguro ir aí?" e talvez ouçam "é, mas não sobrou nada pra você!"

Portanto pergunte-se: O que hoje é impossivel fazer na minha empresa, mas que se fosse feito modificaria radicalmente o que fazemos". Depois faça a pergunta seguinte: O que hoje é impossível que eu faça, mas que se for feito mudará radicalmente minha vida?... Brinque com essa pergunta, pois um dia não conseguirá mais fugir da resposta. Lembre-se: o que é impossível hoje amanhã será o padrão.

As estatísticas prevêem que mais de 50% do que o Japão vai exportar em 2020 ainda não foi criado, e que num curto prazo os salários serão baseados em produtividade e criatividade e não por horas de trabalho. Para concluir quero dizer que depois desta leitura você pode ver tudo que leu por dois angulos: oportunidade ou ameaça! A escolha é toda sua!
Luiz Antonio da Silva

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...