7 de set. de 2008

Depressão do dia a dia

Picture by Vladimir Kush
Muitos de nós temos certa depressão e não temos consciência disso. Essa depressão “camuflada” aparece em constantes ondas de tristeza, aparentemente sem motivo. Toda depressão está ligada às perdas. 

Ou perdas que tivemos no passado e que foram mal elaboradas ou medo de alguma perda futura. Daí, a importância de aprender a viver o momento presente, seja bom ou ruim, mas presente.Se a leitora prestar atenção perceberá que tem uma tendência a pensar no passado e a preocupar-se excessivamente com o futuro. Temos dois inimigos para nossa alegria: o ontem e o amanhã. 

O passado é nosso amigo se apenas aprendemos com ele. Ficar lamentando o que nos aconteceu, sentindo saudade, mágoas, culpas, vergonhas é caminho certo para a tristeza. Da mesma forma, o futuro é nosso amigo se for apenas uma indicação para onde podemos ir. Se for motivo de ansiedade, medo, preocupações vai roubar nossa disposição de usufruir as coisas boas de hoje e vai nos encaminhar para a depressão. A vida é feita de altos e baixos, de luz e sombra. E todos nós, pelo fato de sermos humanos, vamos viver coisas boas e ruins. Isso é inevitável para todos. O importante é viver tudo intensamente no momento que está acontecendo. Sempre no presente. Não guardar nada para depois. Nem querer antecipar algo que ainda não ocorreu. Como diz a Bíblia: “A cada dia, o seu cuidado”. A tristeza faz parte de nossa vida assim como a alegria. Vivê-las agora é nossa alternativa para atravessar feliz as dificuldades da vida.
Antônio Roberto

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...