7 de set. de 2008

A lenda do Uirapuru


Conta a lenda que um belo índio, disputado por todas as jovens da tribo, foi morto por seu rival. 


Mas, como que por encanto, o corpo desapareceu, transformado em um pássaro invisível. 


Desse dia em diante, apaixonadas e saudosas, as índias ouviam apenas um canto maravilhoso que povoava de harmonia os recantos da floresta, mas afastava-se sempre que elas o perseguiam. 


 Era o belo índio que haviam perdido para sempre encantado no pássaro de voz mais melodiosa da mata. Era o Uirapuru. Seu canto soa puro e delicado, como o de uma flauta. E a Floresta Amazônica silencia em reverência ao mestre dos pássaros.vÍndios e sertanejos se emocionam. Poucos têm a oportunidade de ouvir o pequeno pássaro, que canta apenas alguns minutos, ao alvorecer e ao anoitecer, durante os 15 dias do ano em que constrói seu ninho. 


 Ao som de seu canto, homens e mulheres apressam-se a fazer pedidos, confiantes de que serão prontamente atendidos.Muitos buscam suas penas, e até mesmo pedaços do ninho, aos quais atribuem poderes mágicos. Acreditam que uma de suas penas dará aos homens sorte no amor e nos negócios. 


E um pedaço de seu ninho garantirá às mulheres a paixão e a fidelidade do amado, para sempre. Uirapuru o pequeno grande cantor da Floresta Amazônica, que encanta a todos, e inspira lendas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...