20 de nov de 2008

Comunicação – 10 dicas para fazer uma apresentação

Controle o medo e a insegurança antes de começar a falar com seus ouvintes. Esses sentimentos são freqüentes e atacam quando você menos espera.

Estabeleça os objetivos de sua fala, dizendo por que está fazendo a apresentação.

Pesquise bem o assunto que irá abordar. Mergulhe no tema e tente estabelecer vínculos com sua própria vivência. Não poupe tempo ou esforços e obtenha o máximo de dados que puder.

Planeje e organize a apresentação, dividindo-a em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Logo no início da fala, transmita imagem positiva, aparência adequada e atitude madura e equilibrada, pois a introdução é o momento em que se conquista e ganha a confiança do público.

Adéque a linguagem ao tipo de público. Não adianta falar bonito ou utilizar palavras sofisticadas se as pessoas não entenderem.

Lembre-se de que o processo de comunicação é dividido em verbal e não-verbal e que, segundo pesquisas, a linguagem não-verbal (expressão facial, corporal e a inflexão da voz) equivale a 93% do processo de comunicação e a linguagem verbal (palavras) somente a 7%.

Utilize bem os recursos audiovisuais. Pesquisas revelam que apresentações são mais efetivas quando são usados recursos visuais como retroprojetor, projetor multimídia, etc.

Seja simples, mas eficiente.

Tenha autoconfiança, fale com emoção e acredite em você e no tema que irá expor.

Fale com entusiasmo sempre. Anderson Rocha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...