18 de mar. de 2009

Timidez

A palavra timidez vem do latim “timor”, que significa medo. É o medo do que os outros vão pensar de nós. É o medo de desagradar, de errar, de nos comprometer. É o medo dos outros. Antigamente, pensava-se que a timidez era uma característica pessoal, imutável e, portanto, sem cura. Hoje sabemos que é um distúrbio emocional e que pode ser tratada. A timidez nos atrapalha em todos os níveis de nossa vida. No campo profissional há uma exigência, cada vez maior, de pessoas desinibidas, capazes de “vender” algumas ideias, de falar em público, fazer conferências etc. Na vida escolar há sempre apresentações de trabalho para os colegas. Na vida amorosa, a abordagem à outra pessoa é o começo de tudo. Para o tímido, tudo isso é um suplício. A ansiedade com todas as suas desagradáveis conseqüências: coração disparado, pernas trêmulas, mãos frias, desconforto geral, vai a mil, quando o tímido se sente observado ou tem que tomar uma iniciativa pública. É o medo do “palco”. Para evitar esse constrangimento, a pessoa se retrai do convívio social, das festas, do namoro, limitando extremamente a sua vida. A existência humana se define pela relação com o mundo. O sentimento de inclusão e de partilhamento nos faz sentir a plenitude da vida. A timidez é exatamente o contrário disto e tem por objetivo nos “excluir” das coisas mais importantes: sexo, amor, alegria, brincadeiras. Não é possível acabar com a timidez para depois enfrentarmos a vida. À medida, porém, que vamos nos aventurando em situações para nós embaraçosas, mesmo forçando um pouco, o medo vai diminuindo. Pode até haver certa graduação neste enfrentamento, mas sem ele jamais sairemos da redoma construída pelo nosso orgulho. A zona de conforto, na qual se instala o tímido, é uma grande proteção para seus medos, mas o impede de viver em plenitude seus desejos e sua liberdade. Todo esforço, neste sentido, será recompensado por uma existência mais rica e mais satisfatória. Antônio Roberto

2 comentários:

wagner disse...

fácil falar

Cris disse...

Eu tenho esse problema e estou em busca de uma cura, pois isso tem atrapalhado minha vida profissional.
No âmbito social já consegui me lançar e sinto que progredi muito olhando para o passado, quando sentia vergonha até de convesar com alguém que eu não conhecesse.
Ano passado perdi uma oportunidade de trabalhar como corretora em um empreendimento por não conseguir fazer a demonstração do mesmo ao chefe da equipe, que realizou um teste para seleção daqueles que fariam plantão...na hora de falar eu travei, deu branco e não consegui mais
nada. Tinha vontade de sair correndo dalí de tanta vergonha dos colegas de equipe e do chefe.
Isso é muito frustrante..
Sempre que vou à algum lugar levar cv, me dá frio na barriga, meu coração acelera, fico toda atrapalhada e daí é só tragédia, não sai nada d bom...
Sinto que as pessoas percebem alguma coisa pela feição delas ao me ouvir falar, daí fico mais nervosa ainda..
O que posso fazer à respeito?
Lí em outro site que fazer teatro pode ajudar.
Ou devereia começar com análise mesmo?
Obrigada!!
Cris

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...