14 de abr. de 2010

Acontece que sou baiano...


“Acontece que sou baiano, também ... 


Eu moro em Salvador, onde os homens mijam em via pública sem nenhum pudor. Como se fossem cachorros que levantam a perna em qualquer poste, não se importando com quem passa. 


Tem cachorro branco, cachorro negro, cachorro pardo… cachorro de toda cor, variedade e tamanho. Certamente, também tem cachorro exibicionista, cachorro voyeur, cachorro dos quintos dos infernos. O cheiro de mijo e a sujeira são referências seculares da Cidade da Bahia. 


Bonito, massa. Será que, se tivesse a praticidade da anatomia masculina, a mulher baiana também mijaria na rua, numa boa? Talvez. O povo baiano é muito folgado. 


Pronto, falei. Mal te conhece, quer saber o número do teu RG, CPF, se você já comeu a vizinha – ou o vizinho – do lado e o que tem em sua mesa. Na fila do Elevador Lacerda ou em um banco, é melhor evitar dar bom-dia, ou a pessoa te conta toda a vida. 


Ela faz um talk show. O soteropolitano se considera o rei da cocada preta, mesmo que sua capital tenha uma orla favelada, um nível de barulho enlouquecedor, uma axé music de gosto mais que duvidoso, uma pobreza social que seus shoppings centers não conseguem ocultar, um sol que se esconde a maior parte dos 365 dias do ano e que ele sofra de complexo de inferioridade disfarçado de excesso de autoestima. 


De manhã, o dono da banca de revistas da minha rua, no Rio Vermelho, me oferece as publicações que eu gosto e diz: o senhor tem razão. 


De quê, pergunto. 


De achar que Salvador virou um balneário tropical de terceira categoria. A mão de obra e o atendimento são ruins, não melhoram, a cidade está parecendo o Rio em violência e o trânsito piorou muito. Sabia que todo mundo aqui na rua agora desembolsa R$ 30 para ter segurança particular?  


Os problemas do trânsito de Salvador me fazem duvidar do ditado “baiano burro nasce morto”. 


Falta vontade política para melhorar o sistema de transporte público de Salvador e uma mudança de mentalidade do soteropolitano, para quem, desde que o samba é samba, andar de ônibus (minimetrô superfaturado? quando mesmo?) é coisa de pobre, é humilhante. Como nos últimos anos ficou fácil comprar carro, a Paralela caminha rápido para ser nossa Marginal Tietê. 


Eu moro em Salvador, tida como a cidade de maior população black fora do continente africano, onde matanças contra jovens negros pobres são constantes, sem que a sociedade realmente proteste, faça alguma coisa séria. 


Ah, os adolescentes são bandidos, merecem morrer? São mesmo? Isso é coisa de guerra de traficantes? 


Polícia boa é aquela que mata? Quem liga para essa gente feia, senão suas mães negras chorosas? 


Ora direis esse sujeito, nasceu onde? 


Aqui, meu caro, neste bonito e histórico cu do mundo. Se digito essas observações em um Sábado de Aleluia é porque sou baiano também e escolhi Salvador para malhar este ano. 


Ora, direis, esse infeliz está mais jururu do que um caramujo. 


Não, são apenas constatações. Queres que eu mude para Reykjavik? 
Não mudo. Salvador é tão minha quanto de Bell Marques, Nizan Guanaes, Claudia Leitte e sua. 


Só quero viver em paz na cidade que escolhi para morar e ver minhas crianças crescerem. Não quero ser como João Ubaldo Ribeiro, que reside no Rio e passa férias numa Itaparica que ele guarda na memória. 


O melhor lugar do Brasil tem que ser aqui e agora. Ainda dá tempo. Deve existir um homem feliz em Salvador.” 
Desconheço o autor, mas reconheço o mérito. 
Enviado pelo Deusimar Rocha

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...