29 de jan. de 2008

Tomada de decisão


Boa parte dos erros de avaliação na hora de decidir ocorre por falta de informação ou de formação.

A maioria dos erros se deve à forma como as pessoas decidem, ou seja, ao processo adotado para tomar decisão.

“Tão importante quanto escolher direito é aprender a fazer isso.”
Esse requisito se tornou tão essencial à sobrevivência.

Os homens possuem uma capacidade natural de analisar e solucionar problemas e foi graças a essa capacidade que sobrevivemos aos inúmeros predadores que nos devorariam facilmente.

Descobriu-se que as pessoas começam a discussão de um problema pela conclusão, geralmente já apontando uma saída pela qual tenham simpatia. Infelizmente simpatiza-se pela primeira solução viável que vem à cabeça.

Recomenda-se cautela a respeito de pensar um problema. As melhores decisões costumam ser tomadas de forma disciplinada, até mesmo com ajuda de lápis e papel. Os estudiosos recomendam que as pessoas não apenas analisem os prós e contras de cada opção em jogo mas redijam cada uma delas em colunas separadas como forma de avaliá-las, de tê-las sempre diante dos olhos. Elas exigem que as pessoas se esforcem. O importante é que pesquise e anote as conclusões da pesquisa. Tais procedimentos não garantem o sucesso, mas minimizam o risco do processo decisório.

A idéia básica é reduzir a subjetividade a sua porção necessária. A adoção de uma metodologia reduz a impulsividade das decisões e dá a quem vai decidir condições objetivas para fazer um julgamento pessoal de cada possibilidade em jogo.
É onde entra a chamada intuição.

Muitos se referem à intuição como uma capacidade sobrenatural que alguns teriam de prever o futuro ou fazer adivinhações. A ciência define a intuição como a contribuição pessoal dos indivíduos para a solução dos problemas. “Pessoas mais bem treinadas e mais bem formadas têm mais condições de intuir o rumo a seguir.”

Praticamente todos os processos que envolvem a tomada de decisão importante chegam a um ponto em que as dúvidas concretas foram esclarecidas, mas ainda assim não há meios de optar por este ou aquele caminho. Segundo cientistas há um componente biológico no processo de tomada de decisões. No caminho de seu desenvolvimento o homem aprendeu primeiro a se defender e só depois a examinar o problema. Decisões são fruto de momento histórico, de valores, de crenças e dos preconceitos vigentes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...