17 de dez. de 2011

7 Máximas do cérebro para o sucesso

André Vermeulen, CEO da Neuro-Link, em sua palestra na ASTD (American Society for Training and Developmente), em Orlando (EUA), discutiu esquemas para aplicar as 7 máximas do cérebro, a fim de trabalhar de forma mais inteligente e aumentar o desempenho mental.

O cérebro tem poderes ilimitados, porém não desempenhará tão bem quanto o esperado se não soubermos como prepará-lo e ativá-lo.

A fim de aumentar o desempenho do cérebro, a pessoa tem de alinhar o seu estilo de vida com sete princípios básicos.



1. O PRINCÍPIO DA UTILIZAÇÃO DO CÉREBRO INTEIRO

A melhoria do desempenho começa quando as pessoas são estimuladas a utilizar os dois hemisférios simultaneamente. Como? Desenvolver atividades do tipo nadar, dançar, fazer ginástica, ouvir ou tocar música, jogar xadrez, fazer arte.



2. O PRINCÍPIO DA ÁGUA
A água é o “solvente mágico” para as partículas carregadas que conduzem o impulso da informação através dos axônios. Como? Beber oito copos de água por dia. Quando em estresse, dobre para dezesseis.


3. O PRINCÍPIO DO OXIGÊNIO
Nosso cérebro funciona na base do oxigênio. Os movimentos enriquecem o cérebro de oxigênio. Como? Realizar exercícios de respiração antes e durante e trabalho e, principalmente, em eventos de aprendizagem. Cercar-se de plantas em casa e no trabalho.


4. O PRINCÍPIO DA ALIMENTAÇÃO
Além de oxigênio, nosso cérebro funciona na base da glicose. Ele retira a energia que precisa da comida que você come e do oxigênio que respira. Num adulto, o cérebro usa cerca de 20% da energia total. Para ter energia, o cérebro precisa de muita glicose. Por isso, frutas e vegetais são fundamentais na sua alimentação. Como? Incluir uma variedade de alimentos em sua dieta. Fazer um bom café da manhã. Comer, no almoço, um lanche leve, com salada. Permanecer no peso ideal. Evitar comidas processadas.


5. O PRINCÍPIO DO MOVIMENTO
Quanto mais nos movimentamos, mais conexões são criadas dentro do cérebro. “Movimento é a porta para a aprendizagem” (Dennison). Uma completa elaboração da informação inicia quando começarmos a nos mexer. Como? Fazer exercícios pelo menos 30 minutos por dia. No trabalho, realizar movimentos de alongamento, cruzamentos laterais, mexer com os pés (enquanto pensa e aprende); outras atividades que o tirem da cadeira.


6. O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO POSITIVO
Quando as pessoas pensam pensamentos negativos, elas segregam inibidores químicos que bloqueiam ou limitam o fluxo de impulsos eletro-químicos. Por outro lado, ao pensar pensamentos positivos, segregam neurotransmissores que facilitam o pensamento, a aprendizagem e a criatividade. Como? Mudar sua autoconversa com o cérebro (estado mental positivo). Fazer uma auto-avaliação honesta. Tomar uma decisão de mudar. Estabelecer uma meta positiva. Escolher torna-se um otimista.


7. O PRINCÍPIO DESAFIO E NOVIDADE (“USE-O OU PERCA-O”)
Quanto mais usarmos nosso cérebro (independente da idade), mais alta se mantêm a nossa performance. O cérebro permanece mais denso, quanto mais o usarmos. Quando o cérebro é estimulado por desafios e novas experiências, novas conexões entre neurônios são formadas que, por sua vez, formam permanentes caminhos neuronais. Como? Criar novos desafios para você mesmo. “Pensar fora da caixa”; ser criativo. Sair da zona de conforto. Expor-se ao que é novidade. Aprender coisas novas todo o tempo. Mudar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leo,
Muito legal os textos, a escolha dos assuntos.
Parabéns e espero que continue e tenha muito sucesso. O prazer de ler bons textos nos ajuda a sermos melhores. Helena Galvão

Anônimo disse...

Gostei das dicas. Vou indicar para minhas amigas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...