Os chamados Atos sintomáticos são para Freud evidência da força e individualismo do inconsciente: e sua manifestação é comum nas pessoas sadias. Mostram a luta do consciente com o subconsciente (conteúdo evocável) e o inconsciente (conteúdo não evocável).
São os lapsus linguae, popularmente ditos "traição da memória", ou mesmo convicções enganosas e erros que podem ter conseqüências graves.
Para explicar o comportamento Freud desenvolve a teoria da motivação sexual (sobrevivência da espécie) e do instinto de conservação (sobrevivência individual).
Mas todas as suas colocações giram em torno do sexo.
A força que orienta o comportamento estaria no inconsciente.
picture by Julene Baker
2 comentários:
intiresno muito, obrigado
Amigo (a)
Muito interessante, seus comentários sobre os ato sintomaticos, você os encontrou na obra: Sobre a Psicopatologia da vida Cotidiana.
Gostaria de frisar algo que acredito ser muito importante, sobre sua definiçao do consciente o inconsciente, e o pre-consciente, sendo assim a definição de Sub-Consciente que sabemos que nao exite, deve ser substituida por Pre-Consciente... desculpe-me minha audacia de corrigi-lo mas, nessas circustancias eu acho necessario!!!
Postar um comentário