6 de jun. de 2007

wabi sabi



Como a wabi sabi representa uma visão de mundo ou um sistema estético Japonês abrangente, é difícil explicá-la precisamente em termos ocidentais.
De acordo com Leonard Koren, wabi sabi é o traço mais proeminente e característico daquilo que nós pensamos ser a beleza Japonesa tradicional e "ocupa grosseiramente a mesma posição no panteão Japonês de valores estéticos que os ideais gregos de beleza e perfeição ocupam no Ocidente".

Wabi sabi é a beleza das coisas impermanentes, imperfeitas e incompletas. É a beleza das coisas modestas e humildes. É a beleza das coisas não convencionais.

Os conceitos de wabi sabi estão relacionados com os do Zen Budismo, uma vez que os primeiros japoneses envolvidos com wabi sabi foram os mestres da cerimônia do chá, sacerdotes e monges que praticavam o Zen. O Zen-Budismo originou-se na Índia, viajou para a China no século VI, e foi inicialmente introduzido no Japão por volta do século 12.

Zen enfatiza "acesso direto e intuitivo à verdade transcendental acima de qualquer concepção intelectual". No cerne da wabi sabi está a importância dos caminhos transcendentes em olhar e pensar sobre as coisas e a existência.

Todas as coisas são efêmeras
Todas as coisas são imperfeitas
Todas as coisas são incompletas

As características materiais de wabi sabi são:
Sugestão de processo natural
Irregular
Intimista
Despretencioso
Terreno
Simples

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...