4 de set. de 2008

Como vencer a timidez?

Como vencer a timidez? Você tem problemas para fazer amigos ou conseguir algum namorado? Ser tímido(a) não é um pecado, nem uma coisa do outro mundo. A não ser que realmente transforme sua vida em um martírio. » Por que a timidez acontece comigo? » Existem várias definições científicas para a timidez, entre elas estão as seguintes: "sensação de impotência para atuar na presença de outra pessoa", "medo crônico de fazer algo pela falta de confiança em si mesmo e nos demais", se a teoria te abala não se preocupe porque o melhor a fazer é buscar soluções. Todos os seres humanos têm um grau de timidez que depende das circunstâncias do nosso dia-a-dia. Este fator só se transforma em doença em casos extremos, inclusive, algumas pessoas procuram soluções passageiras como utilizar drogas ou tomar bebidas alcólicas para se desinibir, acabando assim com o problema. Desta forma, em vez de ajudar, complica, pois quando o efeito passa e a pessoa tem de enfrentar as consequências que muitas vezes não são agradáveis. Dicas para os tímidos por um dia Se você fica tímido(a) somente em alguns casos, existem maneiras fáceis de enfrentar, por exemplo: Se sua família vai celebrar o aniversário de alguém em um restaurante, você deve se oferecer para ajudar na organização, na recepção dos convidados, comprar um presente, enfim, assim você vai se forçar a compartilhar uma conversa com diversas pessoas. Uma outra opção para não sofrer com a timidez é convidar uma pessoa da sua confiança para ir a sua casa; pode ser um companheiro (a) de colégio, academia. O fato de você estar na sua casa já é uma vantagem para você conquistar segurança. Outra dica é você identificar suas afinidades como pintar, andar a cavalo, nadar. Depois, basta se matricular neste curso e começar a exercer a atividade de sua escolha, além disso, você vai ter mais contato social com os demais ao seu redor pelo simples fato de fazer algo de que você gosta. Dicas para o eterno tímidoSe você acha que as outras dicas são muito fraquinhas para te ajudar, siga os conselhos de alguns psicólogos.
1. Localize sua limitação real. Às vezes, a timidez não é permanente, ela só aumenta em situações específicas.
2. Não esconda seus defeitos, o melhor a fazer é encará-lo com bom humor. Para isso, nada melhor do que saber rir de si mesmo(a).
3. Aceite-se como você é. Não tente imitar ninguém e seja sempre você.
4. Encontre seu lado extrovertido. Por mais fechado(a) que você seja, sempre existe um outro lado no seu interior que você pode encontrar.
5. Confie em si mesmo(a) e nos demais ao seu redor. Quando te convidarem para festas, bate-papos e reuniões não invente desculpas para faltar. O melhor a fazer é respirar fundo e ir para o ataque. Observe o que você vai sentir neste momento.
6. Analise suas atitudes e depois escreva em um papel. Caso não fique satisfeito, escreva como gostaria de se sentir nessas situações. Desta forma fica fácil, quando te convidarem novamente, você saberá ao menos como gostaria de agir.
7. Se você se sentir mal fisicamente, tiver tonturas ou náuseas ao se relacionar com os demais, busque ajuda de um psicólogo. Ele poderá te orientar, fazendo com que você se dê conta de que as pessoas do seu lado não mordem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...