Toda escolha é uma perda, pois você fica com o que foi escolhido e perde a outra parte. Esta dificuldade de escolher se chama medo de perder, apego.
Uma das razões pelas quais temos tanta dificuldade com as escolhas é porque temos um lado infantilizado, apesar de sermos adultos, ainda funcionamos como criança. Não queremos abrir mão de nada, acreditamos que podemos ter tudo.
Pensamos que vamos perder algo com nossa escolha e cruzamos os braços, com cara de emburrada, sem dar um único passo em direção alguma. Além disso, é uma dificuldade de crescer e escolher significa arcar com as consequências dessa opção.
Então, para a criança, é muito mais fácil não escolher e responsabilizar os outros ou o mundo pela sua infelicidade.
Outra razão que nos mantêm paralisados está relacionada à nossa exigência de perfeição. Temos muito medo de errar. Mas será que existe a escolha certa e a escolha errada? Na verdade, toda escolha é a escolha certa. Não importa o que você escolha, esse movimento nos coloca em ação que com certeza nos fará aprender, e muito, a respeito do que escolhemos. E não é isso que é a vida? Os dias vão passando, meses... Às vezes, anos. E, ao final, essas pessoas vão ter que perceber que escolheram isso. Escolheram não reagir, não arriscar, não lutar, não mudar. Escolheram essa paralisia.
Acredite, toda vez que nos recusamos a seguir com a vida, morremos um pouco aqui para aprender, para crescer. Para evoluirmos como seres humanos, como almas. Acredite, toda vez que nos recusamos a seguir com a vida, morremos um pouco. Por mais nos esforcemos, nunca teremos certeza que fizemos a escolha correta, o importante é fazer o nosso melhor.
Antônio Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário